Estão abertas as inscrições para o curso Eletricidade Verde Para Audiovisual

A Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) está com inscrições abertas para o curso Eletricidade Verde para o Audiovisual. O curso disponibilizado pela SECULT é viabilizado pela Lei Paulo Gustavo, iniciativa do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, e ministrado pela Arte Telúrica Produções Culturais.

São 20 vagas destinadas a técnicos que já atuam na produção cultural, ou profissionais que queiram iniciar nessa área. O curso tem carga horária de 40 horas e é gratuito. Podem se inscrever pessoas com mais de 18 anos, com o ensino médio completo ou em andamento.

As aulas serão realizadas na Casa da Cultura. Haverá cinco encontros de 8h cada, nos dias 5, 6, 12, 13 e 20 de abril. Nas sextas-feiras, os encontros ocorrerão nos turnos da tarde e noite. Aos sábados, nos turnos de manhã e tarde. Alunos que tiverem mais que 70% de frequência receberão certificado. As aulas serão teóricas e práticas. Os participantes receberão material de apoio.

As inscrições seguem até o dia 20 de março, podendo encerrar antes caso as vagas sejam preenchidas. Mais informações pelo número com WhatsApp (42) 98846-7845. A ficha de inscrição pode ser acessada pelo link disponível AQUI.

“O curso Eletricidade Verde para o Audiovisual visa desenvolver habilidades e competências necessárias para o trabalho com equipamentos elétricos e maquinaria em produções audiovisuais e culturais. É a primeira vez que trazemos um curso com essa temática. Queremos que os agentes e técnicos culturais, profissionais e estudantes de elétrica sintam-se capacitados para desenvolver seus projetos com qualidade e segurança”, destacou a secretária de Cultura de Guarapuava, Rita Felchak.

O curso irá abordar a evolução de sistemas elétricos, eficiência energética, consumo sustentável, grandezas elétricas, circuitos elétricos, luminotécnica, segurança em instalações elétricas e montagem e configuração de sistemas de iluminação.

Segundo o diretor da Arte Telúrica e professor da área há mais de 25 anos, Luiz Maurício Bucholdz, “o curso proporcionará aos alunos noções básicas de eletricidade que atendem produções em audiovisuais e toda área artística que demanda profissional de elétrica”.

Nas atividades práticas serão utilizados treinadores possibilitando que os alunos façam a confecção de cabeamentos, instalações elétricas e parametrização de equipamentos de sistemas de iluminação. Todas as ferramentas utilizadas nas aulas serão disponibilizadas pelo curso.

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril