Inadimplência com a conta de energia, em Guarapuava, sobe 69% nos últimos dois anos
Manter as contas em dia tem sido um desafio para muitas pessoas desde o início da pandemia. Isso explica os índices de inadimplência com a conta de energia elétrica que, em Guarapuava, subiram 69% nos últimos dois anos. Por isso, a Energisa tem oferecido aos clientes a oportunidade de negociarem as contas acumuladas. Segundo a concessionária, só no primeiro trimestre, deste ano, mais de 700 clientes colocaram em dia as faturas atrasadas.
“No final do ano passado fizemos uma campanha de negociação itinerante, levando nossos atendentes até as comunidades mais distantes, para facilitar o acesso dos clientes a essas condições. Mas, é importante ressaltar que a Energisa está sempre aberta à negociação de contas atrasadas, tanto pelos canais digitais, quanto nas agências de atendimento presencial. Basta o cliente nos procurar, que estamos prontos para atendê-lo e chegarmos à melhor forma de negociação possível”, afirmou Dalessandro Luis Mafei, gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste.
O gerente acrescentou que, mesmo com essa disponibilidade, é preocupante o número de clientes que, diante da inadimplência, têm se “autorreligado”, ou seja, fazem ligações clandestinas no imóvel para não ficar sem energia, colocando em risco a própria segurança, da comunidade vizinha e do sistema elétrico.
“Nós entendemos o cenário de dificuldades, mas ligações clandestinas e outras interferências na rede de energia configuram crime previsto no Código Penal, além de ser um grande risco. Por isso, pela segurança de todos, a empresa precisa intervir nessas situações, mas se mantém à disposição do cliente para auxiliá-lo na regularização de seus débitos”, reforçou Dalessandro.
Para quem precisa negociar as contas acumuladas, o atendimento digital oferece a praticidade do acesso pelo aplicativo Energisa On e site. As mesmas condições de negociação estão disponíveis no atendimento presencial das agências da Energisa. Nos dois casos, é preciso ter em mãos os documentos pessoais (CPF e RG) do titular da unidade consumidora e uma fatura de energia elétrica.