Inadimplência com a conta de energia, em Guarapuava, sobe 69% nos últimos dois anos

Manter as contas em dia tem sido um desafio para muitas pessoas desde o início da pandemia. Isso explica os índices de inadimplência com a conta de energia elétrica que, em Guarapuava, subiram 69% nos últimos dois anos. Por isso, a Energisa tem oferecido aos clientes a oportunidade de negociarem as contas acumuladas. Segundo a concessionária, só no primeiro trimestre, deste ano, mais de 700 clientes colocaram em dia as faturas atrasadas.

“No final do ano passado fizemos uma campanha de negociação itinerante, levando nossos atendentes até as comunidades mais distantes, para facilitar o acesso dos clientes a essas condições. Mas, é importante ressaltar que a Energisa está sempre aberta à negociação de contas atrasadas, tanto pelos canais digitais, quanto nas agências de atendimento presencial. Basta o cliente nos procurar, que estamos prontos para atendê-lo e chegarmos à melhor forma de negociação possível”, afirmou Dalessandro Luis Mafei, gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sul-Sudeste.

O gerente acrescentou que, mesmo com essa disponibilidade, é preocupante o número de clientes que, diante da inadimplência, têm se “autorreligado”, ou seja, fazem ligações clandestinas no imóvel para não ficar sem energia, colocando em risco a própria segurança, da comunidade vizinha e do sistema elétrico.

“Nós entendemos o cenário de dificuldades, mas ligações clandestinas e outras interferências na rede de energia configuram crime previsto no Código Penal, além de ser um grande risco. Por isso, pela segurança de todos, a empresa precisa intervir nessas situações, mas se mantém à disposição do cliente para auxiliá-lo na regularização de seus débitos”, reforçou Dalessandro.

Para quem precisa negociar as contas acumuladas, o atendimento digital oferece a praticidade do acesso pelo aplicativo Energisa On e site. As mesmas condições de negociação estão disponíveis no atendimento presencial das agências da Energisa.  Nos dois casos, é preciso ter em mãos os documentos pessoais (CPF e RG) do titular da unidade consumidora e uma fatura de energia elétrica.

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Em Guarapuava, Energisa orienta clientes sobre avisos de manutenções na rede elétrica

Distribuidora envia comunicados por e-mail e SMS de clientes com dados atualizados

Você sabe quando a Energisa realizará algum serviço de manutenção na rede elétrica perto da sua casa ou comércio? Todas as vezes que precisa executar um serviço na rede elétrica que demanda uma interrupção no fornecimento da energia, a Energisa Sul-Sudeste tem o dever de informar os clientes que serão afetados antecipadamente. Hoje, esse aviso é feito por e-mail, SMS (mensagem de texto no celular), e via emissoras de rádios locais.

“A Energisa conta com um cronograma de obras e manutenções periódicas para reduzir a incidência de ocorrências de falta energia e garantir que a rede elétrica e todos os equipamentos estejam em perfeitas condições para levar energia de qualidade aos clientes”, contou o gerente de Construção e Manutenção da Energisa Sul-Sudeste, Alessandro Gomes.

Ele acrescenta que, assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substitui-los por novos e mais modernos antes de apresentarem problemas, é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura. “Graças à tecnologia, boa parte desses serviços é feita com a rede ligada, ou seja, por meio do trabalho em ‘Linha Viva’, justamente para que o cliente não seja afetado com a interrupção da energia durante os serviços de manutenção”.

No entanto, há situações em que, por questões técnicas e de segurança, é necessário desligar a rede elétrica, então a Energisa tem o compromisso de informar os clientes com antecedência. Para os clientes de baixa tensão, os avisos são feitos por meio de rádios locais, site e aplicativo da concessionária, além da praticidade de o cliente ser avisado por e-mail e SMS.

“Para receber o aviso direto no seu e-mail ou celular, é indispensável estar com o cadastro atualizado aqui na Energisa. Ou seja, o titular da unidade consumidora precisa ter seus dados devidamente atualizados, inclusive o número de celular e endereço de e-mail, para que consigamos contatá-lo em caso manutenções programadas”, reforçou Alessandro.

O cliente que será informado sobre a data, horário de início e previsão do horário de finalização do serviço da Energisa na rede elétrica, que pode ser concluído antes do previsto. Dessa forma, ele poderá se programar para o horário da manutenção.

Alessandro explica que, mesmo com todo o planejamento, a rede elétrica pode ser afetada por intervenções externas como eventos climáticos severos (chuva e ventos fortes) e até acidentes de trânsito (colisões contra postes de energia). Nesses casos, a manutenção torna-se emergencial e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede.

“Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os colaboradores quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos para reduzir o tempo do desligamento”.

Cadastro em dia
A base de cadastro de clientes da Energisa traz informações importantes como CPF, endereço, telefone, celular, e-mail do titular a unidade consumidora. “Se o cliente mudou de casa, trocou o número de telefone ou passou a usar outro e-mail, infelizmente, não conseguimos enviar informações importantes como a de desligamento programado. É importante que as pessoas nos contatem e atualizem seus dados para que tenhamos acesso rápido e fácil a elas quando for preciso”, detalhou o gerente.

Ao atualizar o cadastro é importante informar, inclusive, se na residência mora alguém que dependa de aparelho de manutenção à vida ligado à energia. Isso porque, nas ocasiões de manutenção programada, esses imóveis são comunicados com antecedência mínima de cinco dias úteis. “Além disso, se houver uma interrupção causada por fatores externos, como colisão em postes ou eventos climáticos, tais residências têm prioridade no restabelecimento da energia”, acrescentou Rafael.

Atualize sem sair de casa!
Para atualizar o cadastro é bem simples: com os documentos pessoais em mãos, acesse um dos canais de atendimento da Energisa e informe que deseja atualizar o cadastro: