II Maratona de Matemática Básica está com inscrições abertas até 3 de junho

Entre os dias 3 e 14 de junho, os acadêmicos da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e a comunidade externa em geral vão poder participar da “II Maratona de Matemática Básica”. O projeto de extensão é promovido pelo Departamento de Matemática do Câmpus de Irati (Demat/I) e oferta cursos intensivos e extensivos nos formatos de aulas, palestras, oficinas e jogos.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira (3), pela página de eventos da UnicentroOs cursos vão ser ministrados por professores do Demat das 13h20 às 15h50, na sala 1 do Bloco L do Câmpus.

De acordo com a coordenadora geral do projeto, professora Célia Santos de Souza Pereira, a expectativa é que a ação auxilie na propagação dos conhecimentos matemáticos, assim como na ampliação da atuação da universidade junto à comunidade externa.

“De forma específica, esperamos minimizar as dificuldades que envolvem cálculos matemáticos, incentivar a cultura do estudo e aprofundamento dos conteúdos e conceitos matemáticos, contribuir para a redução das taxas de retenção nas disciplinas de Matemática e disciplinas afins. Também almejamos contribuir socialmente para o acolhimento dos acadêmicos recém-chegados ao ambiente universitário, para a redução da evasão universitária, para a familiarização de estudantes das escolas ao ambiente universitário e para mostrar que um curso de nível superior pode ser uma realidade para todos”, salienta a docente.

“A primeira edição da Maratona de Matemática Básica ocorreu em 2023 e teve uma excelente participação dos estudantes, especialmente dos cursos de Engenharias. O projeto contribuiu para que os acadêmicos relembrassem conteúdos matemáticos estudados na educação básica e que são essenciais para um bom aproveitamento nas disciplinas no ensino superior”, complementa a coordenadora pedagógica do projeto, professora Leoni Malinoski Fillos.

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Energisa reforça orientações sobre direitos e deveres dos consumidores

Entre os direitos do cliente está, por exemplo, a escolha da data de vencimento da sua conta de energia

Você sabia que existe uma lista que contém os direitos e deveres do consumidor de energia elétrica? Disponível no  site da Energisa e acessível para toda a comunidade, essa lista foi definida pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e precisa ser cumprida por todas as distribuidoras de energia elétrica no país. Além disso, ela auxilia os consumidores no dia a dia e em diferentes situações.
“Temos essa preocupação de frequentemente relembrar aos nossos clientes sobre quais são os seus direitos e deveres. Afinal, são orientações que beneficiam diretamente o consumidor, mas as pessoas acabam esquecendo no dia a dia”, afirma Rafael da Silva Guida, coordenador de Atendimento da Energisa Sul-Sudeste.
Entre os direitos do cliente está, por exemplo, a escolha da data de vencimento da sua conta de energia. Nesse caso, a Energisa disponibiliza opções de datas e o consumidor escolhe a que melhor se adequa à sua rotina de orçamento mensal. Além disso, o cliente deve receber a fatura mensal de energia, pelo menos, cinco dias úteis antes do vencimento.
“Outro direito do consumidor é o acesso facilitado ao nosso atendimento telefônico gratuito, 24 horas, todos os dias, para requisitar a solução de problemas emergenciais. E, por fim, em caso de manutenção programada na rede de energia elétrica que abranja a sua unidade consumidora e impacte temporariamente o fornecimento de energia, o cliente tem o direito de ser avisado com, no mínimo, 72 horas de antecedência”, acrescenta o coordenador.
Por outro lado, é importante também estar atento aos deveres como consumidor. Afinal, um uso consciente e responsável da energia elétrica beneficia a todos.   Um dos principais compromissos solicitados aos clientes é manter o cadastro atualizado, com nome e documentos do titular da unidade consumidora, e-mail e telefone, inclusive número do celular. “Se a pessoa muda de endereço e não atualiza o cadastro, por exemplo, não temos como falar diretamente esse cliente em caso de necessidade”, justifica Rafael.
Outro dever está relacionado à necessidade de avisar a Energisa, antecipadamente, caso alguém que resida no imóvel dependa de equipamentos elétricos indispensáveis à vida. Essa informação é necessária para que a empresa possa dar um atendimento personalizado, bem como comunicar de forma antecipada sobre manutenções programadas para a rede elétrica que atende a localidade.
Em situações de desligamentos acidentais como os provocados por temporais, raios, colisão de veículos em poste ou outros imprevistos, a unidade consumidora com pacientes eletrodependentes também tem prioridade no restabelecimento da energia.
A lista de deveres do consumidor traz ainda a necessidade de facilitar o acesso de empregados e representantes da distribuidora às instalações da residência para inspeção e leitura da medição; pagamento da fatura em dia para evitar multas e juros por atraso e também a suspensão do fornecimento de energia; e manter a adequação técnica e a segurança das instalações elétricas no imóvel, sem fraudes ou furto de energia.
Quer saber mais sobre seus direitos e deveres? Acesse www.energisa.com.br, clique em “Informações” e depois em “Seus Direitos e Deveres”.