Igrejas de Guarapuava terão programação de Carnaval

A Paróquia Santos Anjos e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil organizam atividades para o feriado

Nos dias 01, 02 e 03 de março, a Paróquia Santos Anjos, por meio da Ação Evangelizadora da Diocese de Guarapuava, realiza o Carnaval com Cristo 2025. O evento ocorre no ginásio de esportes da Paróquia Santos Anjos (Avenida Ipiranga, 168) e conta com a participação de várias pastorais e movimentos da diocese.

O organizador do evento, Emerson Laines, destaca a programação dos três dias de evento. “Música, animação, louvor e adoração, essas serão as principais atividades do Carnaval com Cristo em Guarapuava. A programação inicia no sábado às 19h com a Santa Missa, e segue até às 23h30. Já no domingo o evento realiza a tradicional matinê para as crianças, jovens e adolescentes, a partir das 14h. As crianças podem ir vestidas com fantasias de santos ou personagens bíblicos para animar a tarde de carnaval”, explicou Emerson.

“Além dos brinquedos infláveis e brincadeiras, haverá uma programação espiritual para os pais e crianças, será realizado um grupo de oração para as famílias. Na segunda-feira o evento inicia às 19h30 com a Santa Missa e vai até às 00h. Haverá praça de alimentação todos os dias com venda de lanches e bebidas não alcoólicas”, completou.

Entre os dias 01 e 04 de março ocorre também o Reluca 2025 – 18° Retiro Luterano de Carnaval, organizado pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil de Guarapuava. O evento ocorrerá na Colônia Cachoeira, no espaço da comunidade luterana, e esse retiro então vai reunir mais de 115 jovens vindos de várias comunidades do Paraná e também da região sul do estado de São Paulo.

“O tema abordado e tratado será sobre questões da identidade, em uma sociedade, uma cultura, onde vemos muitas pessoas com crise de identidade, sem saberem onde buscar referenciais sólidos e concretos. Como igreja cristã no mundo, nós temos a missão de nos apresentar para essa nova geração, qual é a nossa identidade como pessoas que creem em Jesus Cristo, como pessoas cristãs no mundo. Infelizmente as inscrições já estão fechadas, mas fica já o convite para o ano que vem. Esse retiro acontece todos os anos, sempre no carnaval”, contou o Pastor Luan Rodawelly.

Deixe um comentário

MEIs: Novas regras para emissão de Nota Fiscal estão em em vigor

Com as mudanças, as notas fiscais podem ser invalidadas caso sejam preenchidas de forma incorreta

Desde a última terça-feira (01), os Microempreendedores Individuais (MEIs) devem se adequar a uma nova exigência na emissão da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e). Agora, é obrigatório inserir o Código de Regime Tributário Simples Nacional – MEI (CRT 4), que deve ser utilizado em conjunto com o Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP) adequado à operação fiscal realizada.

Essa nova regra também inclui atualizações na tabela de Código Fiscal de Operações e Prestações (CFOP), que classifica as transações comerciais como vendas, devoluções ou remessas. O correto preenchimento desses códigos impacta diretamente na tributação e na validação das notas fiscais.

O que muda na prática

Com a nova exigência, a identificação do regime tributário do MEI passa a ser validada na base da Secretaria da Fazenda do estado. Caso haja erros no preenchimento, a emissão da nota fiscal poderá ser rejeitada.

Códigos aprovados

Para garantir o correto preenchimento das notas fiscais, os seguintes CFOPs devem ser utilizados para operações internas e interestaduais: 1.202, 1.904, 2.202, 2.904, 5.102, 5.202, 5.904, 6.102, 6.202 e 6.904.

A consultora especialista em políticas públicas do Sebrae de Curitiba, Sueli Lyra, recomenda que, caso um MEI precise utilizar um CFOP diferente dos disponibilizados pela Receita Federal, ele deve consultar a Secretaria da Fazenda do seu estado para evitar problemas na emissão da nota fiscal.

Outra alteração relevante é que, ao realizar vendas interestaduais para consumidores finais, o MEI não precisará mais se preocupar com o preenchimento do Diferencial de Alíquotas (DIFAL), pois essa informação se torna irrelevante dentro do CRT 4.

Origem da mudança

As novas regras decorrem da Reforma Tributária do Governo Federal. A Nota Técnica 2024.002 IBS/CBS/IS estabeleceu novos grupos, campos e regras de validação para os impostos que compõem a reforma tributária: o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS).

Além disso, o documento trouxe alterações no layout da NF-e e NFC-e e detalhou novos eventos que atendem à legislação tributária atualizada. A elaboração dessas diretrizes contou com a participação da Receita Federal, do Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais (Encat) e de entidades representantes dos municípios.

Como se preparar

MEIs devem se informar sobre as novas exigências e ajustar seus sistemas de emissão de nota fiscal para evitar rejeições e problemas fiscais. Em caso de dúvidas, a recomendação é buscar orientação junto à Secretaria da Fazenda de seu estado ou ao Sebrae. Fique atento e mantenha-se regularizado!

Com informações da Agência Sebrae