I Mostra Bienal de Arte da Unicentro é lançada

A I Mostra Bienal de Arte da Unicentro, lançada nessa quarta-feira (09), no Espaço Cultural do Campus Santa Cruz, traz as mulheres como protagonistas. São 48 artistas e mais de 70 obras.  Além das guarapuavanas, participam artistas de São Paulo e outras regiões do Paraná. 

“Essa mostra trabalha a questão da desobediência feminina, para conquistar os seus objetivos.De uma certa forma, a maioria das artistas que estão aqui, elas romperam alguma norma. Seja veiculada ao casamento, ao emprego. Nós temos aquelas artistas que visualizam a maternidade até aquelas que rompem totalmente com conceitos muito ligados ao papel social da mulher”, explicou a diretora de Cultura da instituição, professora Níncia Teixeira.

As obras ficam expostas até o dia 31 de março no espaço cultural, depois, a partir de abril, seguem para a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR. A secretária Priscila Schran esteve presente no lançamento e destacou a importância do tema da exposição: “A Bienal trouxe a oportunidade de refletirmos sobre os percursos de desobediência e resistência das mulheres, sobre a nossa necessidade e vontade de ir além do que a sociedade baseada no patriarcado espera de nós, e não há melhor forma para manifestar isso do que na arte”, afirmou.

Uma das artistas é Yara Andrade, que mora há 20 anos em Guarapuava e já teve suas obras expostas na França. Ela contou que buscou um novo estilo de arte para impactar as pessoas com a obra “Rosas de Vento”. “A tela retrata o medo que as mulheres estão passando, as meninas também sofrem a violência, não somente física, mas também mental e muitas delas levam para a vida toda e quis retratar a libertação”.

Além da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, também esteve presente a Diretora Cultural do Município, Rita Felchac.  Para mais informações e agendamento de visitas escolares,  o telefone da Diretoria de Cultura da Unicentro, 3621-1016.

Deixe um comentário