Visando a retomada do setor de turismo diante do ritmo avançado da vacinação contra a Covid-19, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) no Paraná (PR), Santa Catarina (SC) e Rio Grande do Sul (RS) vai fiscalizar empreendimentos hoteleiros, na primeira quinzena de dezembro.
O objetivo é verificar se a manutenção/instalação de diversos itens ou equipamentos, que dependem da expertise de engenheiros, se estão em dia e se foram realizados por profissionais habilitados. Inicialmente a ação terá como foco empreendimentos no litoral da região Sul, como também na região serrana do Rio Grande do Sul, em municípios como Gramado, Canela e Bento Gonçalves.
No Paraná, neste período, além do litoral, hotéis localizados em Foz do Iguaçu e Curitiba também estão na mira. A estimativa é de visitar em torno de 70 estabelecimentos em cada uma das cidades. Já na segunda semana, a fiscalização se estende para os demais municípios dos Estados.
“A ação conjunta entre os Creas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul é inédita e tem como foco inicial cidades que vão concentrar um volume considerável de turistas com a temporada de verão ou que são atrativos turísticos”, comentou a Gerente do Departamento de Fiscalização (DEFIS) do Crea-PR, Engenheira Ambiental Mariana Maranhão.
Conforme ela, serão fiscalizados empreendimentos em funcionamento para verificar a responsabilidade dos serviços técnicos executados recentemente e a existência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de serviços como a manutenção de elevadores, central de gás, ar-condicionado, equipamentos de proteção contra descarga atmosférica, entre outros.
“Será solicitada a apresentação de cópias de contratos, laudos, projetos, relatórios de inspeção e notas fiscais referentes às atividades técnicas que foram executadas no hotel por empresas terceirizadas e/ou profissionais autônomos”, acrescentou. No caso de alguns serviços de manutenção não terem sido realizados, o Agente de Fiscalização entrega um comunicado de fiscalização, que orienta quanto à necessidade do serviço.
O presidente do Crea-PR, Engenheiro Civil Ricardo Rocha, explicou que a intenção da fiscalização é ajudar a minimizar os riscos de acidentes. “Em um hotel são diversas as atividades que exigem a existência de um engenheiro. É fundamental que as manutenções estejam em dia e sejam feitas por profissionais habilitados ou por empresas com registro junto ao Conselho. Nossa intenção não é a autuação dos empreendimentos, mas que os responsáveis estejam de olho na regularização de itens ou equipamentos”, reforçou. Segundo ele, as fiscalizações nos hotéis serão agendadas.
Já o presidente do Crea-SC, Engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho Carlos Alberto Kita Xavier frisa que ação visa contribuir para a certificação desses empreendimentos. “A iniciativa reforça a importância da atuação técnica das Engenharias, Geociências e Agronomia para a qualidade de vida e desenvolvimento da economia catarinense”, diz. Segundo ele, o setor turístico no Estado já está investindo em segurança aos visitam a região, com protocolos sanitários para turistas e moradores.
No Rio Grande do Sul, o turismo de negócio representa 70% do setor, conforme dados do Sindicato Intermunicipal da Hotelaria no Rio Grande do Sul (Sindihotel). “O objetivo da operação é orientar, prevenir e conscientizar sobre a importância da contratação de profissionais e empresas habilitadas”, comenta a presidente do Crea-RS, Engenheira Ambiental Nanci Walter. A primeira fase desta ação no Estado vai priorizar os hotéis localizados na capital, Serra, litoral e Região Metropolitana. No entanto, a ação atingirá os mais de 900 estabelecimentos da rede hoteleira gaúcha.
Para saber mais sobre a ação fiscalizatória basta acessar o link.