Guarapuavanos que completam 18 anos, em 2022, têm até o dia 30 de junho para fazer o alistamento obrigatório. O processo de seleção pode ser realizado presencialmente na Junta do Serviço Militar de Guarapuava, que funciona no prédio do antigo Fórum da cidade, próximo à Catedral, ou de forma online. É necessário ter em mãos CPF, carteira de identidade ou carteira de trabalho, comprovante de endereço com CEP, endereço de e-mail e número de telefone.
A plataforma digital é a forma mais rápida e segura para que os jovens façam o processo. Basta fazer o cadastro clicando neste link e depois, em “Quero me alistar”. Em uma nova janela, deve preencher os dados pessoais exigidos para que, ao final, o site gere um número de registro. Com esse número, o participante poderá acompanhar o processo pela aba “já me alistei”.
Depois, o candidato deverá imprimir o Certificado de Alistamento Militar para comprovação da inscrição junto às Forças Armadas.
Jovens com deficiência ou responsáveis pelo sustento da família podem pedir dispensa de incorporação ao preencher o requerimento e apresentar os documentos comprobatórios. Caso o jovem com incapacidade absoluta não consiga realizar o processo, um tutor ou curador, mediante procuração, pode representá-lo na Junta Militar.
Obrigatoriedade – O serviço militar é um treinamento que jovens brasileiros recebem nas bases da Marinha, Exército ou Aeronáutica, por período determinado. O processo inclui cinco etapas: alistamento, seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação. Além disso, militares efetivos também renovam sua permanência.
O alistamento é um dever nacional e aqueles que perdem o prazo estão sujeitos a multa e impossibilitados de obter diversos serviços públicos como passaporte, carteira de trabalho e realização de concursos públicos.
Endereço – A Junta Militar em Guarapuava fica na Rua Capitão Frederico Virmond, 1913.
Para ter outras informações, o telefone é o 3626-4389.