O prefeito de Guarapuava Celso Góes apresentou a contribuição de Guarapuava ao projeto do estado para a construção da Escola Pública de Trânsito: uma minicidade que, a princípio, deve ser construída ao lado da Rodoviária de Guarapuava.
“Nesse espaço as crianças terão aulas práticas sobre o trânsito. O local será adaptado e cuidadosamente concebido para que todo o conhecimento seja passado de forma lúdica, abordando os deveres e as obrigações de motoristas e pedestres. “Com isso estamos ajudando a educar o cidadão de amanhã. Com uma cidade mais consciente no trânsito, todos ganham”, afirmou o prefeito Celso Góes.
Além da minicidade, quase 13 mil exemplares de material didático educativo para o trânsito, dirigido para crianças do Ensino Fundamental serão distribuídos aos alunos das escolas municipais matriculados do 1° ao 5° ano.
Para muitos, poderá ser o primeiro contato com as normas. A parte teórica antecede às aulas práticas. “O projeto apresentado por Guarapuava se assemelha muito com a proposta inicial do Detran-Pr, o que nos dá tranquilidade para seguir com a execução do projeto e colocá-lo em pratica o mais rápido possível”, disse Adalberto.
A ponte entre os dois governos para que a ideia se realize foi feita pela Deputada Cristina Silvestri, que lembrou da importância do envolvimento de todos, com a participação especial das secretarias da Educação do Estado e do município para que o projeto ganhe com a soma de conhecimentos, contando com a experiência de profissionais de várias áreas.
“São ações de prevenção como esta que garantem um trânsito mais seguro no futuro”, além das crianças terem a função de disseminação da informação, levando o que viu e aprendeu na escola, para dentro de casa, garantiu Wagner Mesquita, Diretor Geral do Detran.