Guarapuava tem blitz em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio

Nesta sexta-feira (10), é Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Em alusão à data, diversas instituições, com o apoio do 16º Batalhão da Polícia Militar, realizaram blitz educativa na Avenida Manoel Ribas e na rua XV de Novembro, na parte da manhã e, na Av. Pref. Moacir Júlio Silvestre e no Parque do Lago, no período da tarde.

A ação faz parte da Campanha Setembro Amarelo, que promoverá atividades preventivas durante todo o mês.

Para Carine Teles Sangaleti, professora de Enfermagem na Unicentro há 13 anos, falar sobre saúde mental é um caminho para a quebra do preconceito.

“Os transtornos mentais estão presentes em todos esses lugares, mas as pessoas falam muito pouco sobre eles. E por isso, nós vemos um aumento significativo nas consequências fatais. Então, unindo várias instituições de vários segmentos da sociedade, nós damos visibilidade para o tema e as pessoas vão parar para pensar sobre ele”, declarou Carine.

Segundo os organizadores, todas as ações, sejam de panfletagem, de mídia social, rádio, TV, são muito importantes para trazer à tona o assunto e as discussões no ambiente familiar ou no trabalho.

A informação salva vidas

O trabalho de panfletagem feito em ações como essas, atingem não só os motoristas, mas também suas famílias. Zenobia Dzioba, uma das moradoras abordadas, destacou a importância de conscientizar a juventude sobre o suicídio.

“É bom que os jovens saibam que existe saída para a depressão e outros transtornos mentais. Muita gente acha que não existe, mas existe sim e quanto mais cedo as pessoas se conscientizarem disso, melhor será para a sociedade”, enfatizou.

Saiba o que fazer

Em Guarapuava, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) possui equipe médica, de enfermagem e multiprofissional e é o órgão responsável por atender pacientes de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes.

O CAPS recebe casos de depressão, sofrimento psicológico grave, ideações ou tentativas de suicídio, transtornos psiquiátricos, mudanças bruscas de comportamento e humor e uso nocivo e/ou dependência de álcool e outras drogas.

Samu

Atende em casos de surtos psicóticos ou agressividade, quando a pessoa estiver colocando a própria vida ou de terceiros em risco, pelo número 192.

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril