Aos poucos, os grupos da terceira idade estão retomando as atividades de lazer e convivência. Durante o mês de abril, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), em parceria com o Conselho Municipal do Direito da Pessoa Idosa (CMDPI), farão visitas aos grupos nos bairros e distritos para apresentar a equipe e prestar orientações sobre direitos e canais de atendimento importantes em caso de risco.
“A nossa equipe está indo até esses grupos para receber demandas e também se apresentar, pois temos novos integrantes que farão parte do acompanhamento dessas atividades. Agora é o momento em que estamos executando todo o planejamento que foi realizado neste período quando as atividades estavam suspensas”, destacou a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi.
O retorno das atividades tem ocorrido para os cerca de 600 participantes dos grupos particulares do município, que se reúnem semanalmente para encontros. A volta ocorre após a suspensão durante o período de distanciamento social, ocasionado pela pandemia de COVID-19. Nair Alexandre de Oliveira, de 51 anos, faz parte do grupo Clube de Idosos Nossa Senhora de Fátima, no bairro Primavera. Ela começou a frequentar as atividades há mais de 5 anos, por orientação médica.
“Eu tive depressão e daí o médico falou pra ‘mim’ (SIC) procurar as atividades nos bairros para fazer esse acompanhamento. Hoje, eu estou assim, dando risada, brinco e assim levo minha vida. Senti muita falta no período em que estávamos isolados. Tive que fazer os exercícios em casa, mas é muito melhor estar junto com o pessoal aqui, brincando e dando risada”, contou.
Para a presidente do CMDPI, Jessika Poli dos Santos, o retorno das atividades também é o momento de reforçar e orientar as pessoas idosas sobre os direitos e os canais de atendimento, em caso de emergência.
“O nosso intuito é apresentar às pessoas idosas, o Conselho que temos no município, prestar orientações sobre as atividades que estão sendo feitas, além de convidá-los para fazer parte das reuniões. Após todo esse período em isolamento, temos que reforçar esses canais de atendimento para que eles não sofram violações de direitos e saibam quais locais procurar”, enfatizou.
A Secretaria e o Conselho, já passaram pelos grupos do distrito da Palmeirinha e pelos dos bairros Bonsucesso e Primavera. Durante o mês de abril, novos grupos serão visitados.