GUARAPUAVA RESPIRA ELEIÇÃO E TEME O COVID
Parte da Imprensa brasileira (ora, me incluo) com a modesta Coluna JR, a exemplo do que prega o presidente do Brasil Jair Messias Bolsonaro, ao divulgar o Covid/19, não exageramos, e desta forma, “não semeamos o medo ás pessoas” porque acreditamos que esse vírus vai embora logo. Sabemos sim que a pandemia é uma realidade e está deixando muitas famílias enlutadas, mas diminuiu consideravelmente nos últimos dias.
Politicamente, damos ênfase para as futuras eleições municipais deste ano que escolherá prefeitos e vereadores em todo o Brasil. Os eleitores já respiram a eleição, e praticamente com as convenções partidárias encerradas dia 16, tudo se encaminha para um pleito bem democrático sem as tradicionais baixarias, principalmente nas cidades da região de Guarapuava.
VITOR
Como dizia um fanático eleitor do candidato do DEM a prefeito, Vitor Hugo Burko – “o homem está de volta, se cuidem”. Ele quis dizer que o ex-IAP vem pra ganhar a prefeitura como já fez em duas oportunidades. Tendo como “sparring” Fernando, Pedro, José, Mané, Lula e nhô Tão, ele tem credibilidade, e hoje está bem mais preparado (maduro, não àquele) para administrar a nossa metrópole.
Vamos deixar claro. Longe de estarmos aqui fazendo campanha para o “polaco” como o chamam. Sou DEMOCRATA, o mais antigo filiado de Guarapuava e já tivemos desavenças políticas com o Burko (todos sabem) mas é coisa de passado. Ainda éramos radialista, dizem polêmico e no comando do programa Chamada Geral da Rádio Cultura. Tudo passou, temos uma boa amizade com ele e seus familiares e com todos os candidatos de Guarapuava. Vitor está elegível pelo que consta, embora cheguem notícias de que está inelegível. Haja recursos.
SANTINHOS
Os demais candidatos a prefeito e vereador da Terra do Rui Marcos de Lima, já estão na ativa e correndo atrás de votos. Com “santinhos”, sem, gastando a sola da bota e com muita conversa proveitosa. Exemplo: o gurú da política LUCIANO GAGO, candidatíssimo a vereador, tem corrido o trecho de cedo a noite apresentando os seus projetos e o povo está gostando; a mesma coisa faz o Quarentinha da Pérola, o Paulo Lima, Cesinha da Malusa, Glauberson Rocha, Altair do PT e as mulheres Cristiane Wainer e a prefeiturável Janaina Naumann, gaúcha, biomédica e professora universitária, a qual, está dando o que falar (positivamente) como candidata, no enfrentamento com os chamados poderosos. É gente nova para a apreciação do eleitorado. Uma pena que o experiente Valtair Alberti ex-vereador, não saiu candidato a prefeito ou vice este ano. É o comentário nos bastidores.
CRISE
Com a crise que chegou no Brasil; desempregos mil; a Covid-19 apavorando e preocupante; os políticos (novatos) e os antigos, buscam ocupar uma das 21 cadeiras do Legislativo de Guarapuava, bem assim os prefeituráveis, além da Janaina, do Celso Góes apoiado pelo atual prefeito, também o dr. Antenor (empolgadíssimo, comentam) querem porque querem, o Paço. Quem não deseja. Interessante: algumas pessoas chamam toda e qualquer prefeitura do
BRASIL, de barrosa. Nunca entendi o porquê desse apelido. Vamos consultar o Aurélio, o Alonso Felix, Dr. J. Gonçalves e o Carbone, sobre tal.
ADVOGADOS
Além do vice do Antenor Lima, o adv João Nieckars (inteligente esse moço) – sabemos que o Jair Gavino e o sócio Alan Quartiero abraçaram a campanha do Burko, não como candidatos. Nós (e outros colegas) vamos assistir de camarote a eleição de 15 de novembro e cravar o voto do A ao Z. Vivemos intensamente a democracia e somos contra quem pensa em anular o voto.
FUTEBOL
Enquanto torcemos por nossos times na Libertadores da América e campeonato brasileiro respectivamente, notamos que uma torcida em especial – a do Corinthians Paulista, está entristecida porque o timão não anda em campo. Perde aqui e acolá, ao contrário do Santos FC do monstro DI MARINHO, que ganha ali, lá e sempre. Estamos certo companheiro ODAIR CRIVELARO, ex-funcionário dos Correios e atualmente aposentado e vivendo em Maringá?
Os times paranaenses na série “A” Coritiba e Atlético estão mal também. Cuidado com a segunda divisão em 2021, Rodrigo Grissard, Leticia Ramos, Leonardo Kramer e Silva, mano Zé Ramos e professor Charutinho? E o Batel de Guarapuava gente? Faz um amistozinho de vez em quando até passar essa pandemia e os campeonatos do Paraná voltarem a normalidade.
TREVO
Na minha caminhada diária passei pela Estação da Fonte (Trevo da BR 277) e senti uma PAZ ali. Portões fechados, local triste, tudo por causa do corona. Esse ano, já na segunda quinzena de setembro, acreditamos que muitas coisas rotineiras não voltarão a ativa, ficando tudo para o 2021. Um recomeço com público nos estádios, nos bailes do CTG e na Primavera, o fim das aglomerações e a volta as aulas para a alegria da criançada, é o que se espera.