Guarapuava recebe Menção Honrosa na Matific Ideias

Nessa terça-feira (04), direto da sede da Microsoft Brasil em São Paulo, foi realizado o Matific Ideias 2022 e a Cerimônia de Premiação das Olimpíadas Matific 2022, a maior competição on-line de matemática do mundo.

O evento contou com dois painéis de conversas. O primeiro painel, “Histórias que Inspiram” teve as presenças do mediador Dennis Szyller, CEO da Matific Brasil, e da convidada Nicole Semião, mais conhecida como Nicolinha, a Astrônoma mais jovem do mundo (e Criança Prodígio 2022 na categoria Astronomia pela Global Child Prodigy Awards, evento que reconhece as 100 melhores crianças-prodígio em todo o planeta a cada ano, em vários setores).

O segundo painel, também mediado pelo CEO da Matific Brasil, foi “Como preparar as novas gerações para as profissões do futuro” e contou com as presenças da Diretora de Skilling e Educação da Microsoft Brasil, Vera Lucia Cabral, o Subsecretário Substituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do MEC, Delson Pereira da Silva, o Diretor Presidente da Somos Educação, Mario Ghio e a Secretária Municipal da Educação de São Caetano do Sul, Minéa Paschoaleto Fratelli.

Em setembro de 2012, a Matific foi fundada por especialistas em educação, jogos e informática, para resolver os desafios da educação da matemática no ensino básico.

Uma plataforma digital com várias atividades interativas, voltadas à área da matemática, criadas por especialistas para alunos de 4 a 12 anos, tornando o estudo mais dinâmico.

Hoje, a Matific está disponível em 30 idiomas e é jogada regularmente em mais de 120 países.

A cerimônia de premiação das escolas campeãs da 4ª edição das Olimpíadas de Matemática Matific de 2022 ocorreu no fim do evento. Foram mais de três mil escolas, entre públicas e privadas, participando no total, atendendo o ensino de educação infantil e fundamental.

Mais de 560 municípios participaram da competição com 201.552 estudantes ao todo.

Guarapuava recebeu uma menção honrosa da Matific Brasil por sua dedicação nas Olimpíadas Matific 2022 . A cidade se destacou como a localidade do Brasil com mais acessos ao site durante o período da competição.

O secretário da educação, Pablo Almeida, esteve presente no evento em São Paulo para receber o prêmio e lembra que o mérito é de toda a equipe que se dedicou a trabalhar nisso.

“Eu estou muito feliz por esse resultado, fruto do trabalho da nossa equipe, do departamento de tecnologia educacional, que se dedicou muito. Para que nós pudéssemos ganhar essa menção honrosa foram (realizadas) iniciativas como formação dos professores que trabalham com tecnologia. Foram dias e noites de dedicação. Eu também estou muito agradecido por todas as supervisoras e professoras que se empenharam para que nós pudéssemos chegar a estes números”, comentou o secretário.

Pablo ainda ressalta que Guarapuava foi totalmente mobilizada, entre mais de três mil e trezentas escolas, muitas destas, ranqueadas no município entre as cem primeiras na competição. Ele considera que “isso é fruto de um trabalho árduo, mas muito proveitoso, voltado especialmente às crianças. Parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e os professores das redes de ensino de Guarapuava”.

 

“Todas as nossas escolas participaram. Isso só foi possível por conta do investimento que nós começamos a fazer na educação desde janeiro do ano passado com os equipamentos, porque o que nos permitiu participar foi a aquisição de tablets. E as formações. Formação que nós, ao longo desse tempo, estamos trabalhando muito, junto aos nossos professores”, salienta.

Além disso, o trabalho realizado com a competição atingiu escolas dos distritos de Guarapuava e do interior do município. Uma delas, a escola Domingos de Moraes, que fica no interior, foi referência no evento nacional, recebendo também uma homenagem, e destacada como exemplo pelo trabalho realizado.

“O local onde até então as crianças não tinham acesso à internet, não tinham acesso a tecnologia, agora podem usar dessas ferramentas e, principalmente, participar de um evento como esse, de igual para igual, com todas as outras crianças do mundo todo”, concluiu Pablo.

Deixe um comentário