Guarapuava recebe da Sesa aparelhos para o SAMU Regional

O Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Regional (CIS5RS), recebeu nessa segunda-feira (14), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), aparelhos de radiocomunicação, repetidoras, transmissores e duplexadores que irão auxiliar o atendimento de ocorrências, do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

De acordo com o coordenador do SAMU Regional, Dr. Rodrigo Lagos, a ferramenta será utilizada nas viaturas, para se comunicar com as bases dos onze municípios que compõem o SAMU regional.

“Com esses equipamentos o SAMU vai produzir uma rede de rádio para comunicar todas as ambulâncias das bases com a nossa central que ficará em Guarapuava, dessa forma trazendo agilidade e suporte entre todas as equipes. É mais uma fase do complexo projeto de regionalização do SAMU, a montagem do sistema de comunicação e logística dessas equipes, para que o atendimento de urgência e emergência seja unificado entre os 20 municípios que vai totalizar o universo de 460 mil habitantes”, destacou.

“É mais um passo para a concretização do nosso SAMU. E, é uma alegria ver o Consórcio que por tanto tempo foi planejado e sonhado, começar a operacionalizar, iniciando com as atividades do SAMU Regional. É gratificante para o consórcio e para nós da gestão, saber que estamos avançando ainda mais na saúde de Guarapuava e região”, ressaltou o prefeito e presidente do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Regional (CIS5ªRS), Celso Góes.

Para a diretora executiva do CIS5ªRS, Maria José a chegada dos equipamentos será fundamental para que os serviços do SAMU funcionem na sua totalidade. “É um instrumento que faz com que toda comunicação entre nas bases aconteça de forma eficiente, ajudando a melhorar o atendimento e a salvar muitas vidas na nossa região. Aproveito também para agradecer toda a gestão e a mobilização do prefeito Celso, como presidente do Consórcio que desde o início trabalhou muito para ter a adesão dos 20 municípios, que fazem parte do consórcio e também da implantação do SAMU”, ressaltou.

Ainda na entrega, a nova diretora da 5ª Regional de Saúde, Janaina Rodrigues Dias, enalteceu os avanços da implantação do SAMU. ”Estou feliz em participar desse momento tão importante para Guarapuava e região. E esses equipamentos vêm para ajudar nesse avanço e para concretização de um sonho que irá transformar a saúde de Guarapuava”, finalizou.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).