Guarapuava recebe comitiva do Ministério da Saúde

A Secretaria de Saúde de Guarapuava, por meio da Vigilância Epidemiológica, recebeu nesta quarta-feira (09), uma comitiva com representantes do Ministério da Saúde (MS). A visita da equipe visa verificar e avaliar os indicadores, ou seja, os projetos da Secretaria e os dados enviados para a obtenção dos selos de eliminação da transmissão vertical do vírus HIV e as boas práticas para a eliminar a transmissão da sífilis. 

“Estamos trabalhando ao longo dos anos, não só na questão da nossa mortalidade infantil, que é um marco histórico que a gente alcançou. Mas também, na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, principalmente o HIV e sífilis. Então, todo cuidado materno infantil, todo trabalho que a Clínica da Mulher faz do monitoramento, acompanhamento da gestante e da criança na primeira infância, o trabalho das nossas trinta e três UBS’s (Unidades Básicas de Saúde), a Vigilância em Saúde e o SAE estão sendo analisados em busca desse selo”, destacou a secretária de Saúde, Chayane Andrade.

O selo tem como objetivo certificar Estados e municípios que estão próximos da eliminação da transmissão vertical da sífilis e do HIV, isto significa, quando a criança é infectada durante a gestação, parto, e em alguns casos durante toda a amamentação.

“Em termos gerais, os técnicos com base nos documentos enviados, vem comprovar se nós de fato eliminamos a transmissão vertical de HIV. E da mesma forma, este selo também vem comprovar, que nós temos tido boas práticas para eliminar a transmissão vertical de sífilis”, enfatiza o diretor do departamento de Vigilância em Saúde de Guarapuava, Hiagor Silva.

A intenção do Governo Federal é reconhecer os esforços da gestão local e das equipes de saúde em eliminar a transmissão do vírus e aumentar o acesso à testagem e ao tratamento.

“Existem alguns indicadores que o município precisa atender para que ele receba o selo de Eliminação do HIV ou a certificação do selo de Boas Práticas, que são três tipos. O selo bronze, o selo prata ou o selo Ouro. Estamos aqui para avaliar os indicadores, que são critérios para que eles obtenham essas certificações. Estivemos participando de uma reunião técnica-política, onde foram apresentados os trabalhos e projetos que o município e o Estado desenvolvem em Guarapuava. Após isso, vamos visitar os locais em que funcionam os serviços de saúde no município”, frisou a consultora da coordenação de HIV e Sífilis do Ministério da Saúde, Maria da Guia de Oliveira.

Nesta primeira reunião, os técnicos do MS assistiram as apresentações dos coordenadores e representantes do SAE, departamentos da Secretaria, do Laboratório Municipal, do Centro de Saúde da Mulher, da 5ª Regional de Saúde e de unidades hospitalares do município.

A equipe ainda visitará até esta sexta-feira (11), as maternidades do Instituto Virmond e do Hospital São Vicente, o Centro de Saúde da Mulher de Guarapuava, as UBS’s São Cristóvão e Xarquinho II. Além da Vigilância Epidemiológica, o SAE e o Laboratório Municipal.

Deixe um comentário

Projeto Nossa Energia volta a Guarapuava com troca de lâmpadas, ventiladores e geladeiras

Até quinta-feira, a unidade móvel estará no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto

O Projeto Nossa Energia, da Energisa, está de volta à Guarapuava. Até quinta-feira (03) a unidade móvel segue no pátio da Igreja Santa Rita de Cássia, no bairro Morro Alto. No local, os visitantes recebem orientações sobre o uso seguro e consciente de energia elétrica, e famílias de baixa renda podem trocar suas lâmpadas fluorescentes e incandescentes por lâmpadas novas de tecnologia LED. A novidade desta edição é que, além das lâmpadas, as famílias ainda podem realizar o cadastro para troca de ventiladores antigos por novos e participar do sorteio de dez geladeiras.

O coordenador de Eficiência Energética, Thiago Peres de Oliveira, explica que o projeto Nossa Energia faz parte do programa de Eficiência Energética regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e, por onde passa, tem a missão de promover atividades gratuitas que incentivem o uso racional e seguro da energia elétrica de maneira didática para todas as idades.

Para dar às famílias de baixa renda a oportunidade de utilizarem produtos mais eficientes e econômicos, em Guarapuava a unidade móvel do projeto está recebendo as famílias cadastradas na tarifa social para realizarem a troca de lâmpadas. Basta comparecer à nossa unidade móvel com documento pessoal [CPF ou RG], o NIS [Número de Identificação Social] e uma conta recente de energia
.
Além disso, será realizada a troca de ventiladores, limitada a uma troca por unidade consumidora. Os critérios para participar da ação são: ter cadastro de baixa renda ou pertencer ao grupo baixa renda indicado pela Prefeitura; e o equipamento precisa ser antigo e estar em má condição, sem selo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel).

Durante a estada do caminhão na cidade, serão realizadas visitas às casas indicados para o evento, onde será avaliado se o ventilador segue os critérios para a troca. Os participantes aptos serão informados antes do evento e devem levar os aparelhos para a efetivação da troca durante o último dia do evento.

Sorteio de geladeiras

A Energisa Sul-Sudeste também realizará o sorteio de geladeiras para famílias de baixa renda. Entre os critérios para participar do sorteio está: ter uma geladeira com no mínimo cinco anos de uso; comprovação do funcionamento da geladeira usada (deve conter gelo no congelador e/ou a frost free deve estar gelada); e a geladeira antiga deve apresentar maior consumo de energia do que a nova do projeto. O sorteio está previsto para esta quinta-feira (03).