Guarapuava promove Dia D da campanha Janeiro Roxo
Fabiana Farias, de 42 anos, que estava passando pela rua XV de Novembro, conta como este tipo de orientação auxilia a população a identificar e prevenir a transmissão da doença. “É muito importante acontecer ações como esta, pois muitas vezes a população não conhece a existência de algumas doenças. Receber as orientações corretas é necessário”, ressaltou.
Hanseníase
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Mycobacterium leprae. A transmissão é feita por meio do contato com o paciente não tratado, sendo transmitido por gotículas, ou seja, espirros, tosse ou secreção.
Os nervos dos membros inferiores, superiores e face vão sendo lentamente comprometidos, por isso as alterações podem passar despercebidas, muitas vezes só são detectadas quando já estão avançadas. Entre os sintomas da doença estão:
– Manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato;
– Formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores;
– Diminuição da força muscular, dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés;
– Nervos engrossados e doloridos, feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos;
– Áreas da pele muito ressecadas, que não suam, com queda de pelos, (especialmente nas sobrancelhas), caroços pelo corpo;
– Coceira ou irritação nos olhos;
– Entupimento, sangramento ou ferida no nariz.
Por esse motivo, o tratamento correto cura a doença, interrompe sua transmissão e previne incapacidades físicas. Quando a pessoa inicia o tratamento, ela deixa de transmitir a doença.
Além desta ação, que acontece das 10h às 17h, em frente a Praça 9 de Dezembro, as equipes concederão entrevistas em mídias locais com o intuito de orientar a população em relação a doença.
Na última semana do mês, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), serão realizados atendimentos intensificados e específicos voltados à prevenção da Hanseníase.