Novidade  

Guarapuava passa a contar com um crematório para pets, o primeiro da região Centro-Sul do Estado

A Pet Eternum oferece um serviço ecologicamente correto, além de preservar as memórias dos bichinhos

Risadas, as brincadeiras, o carinho na barriga… as lembranças ficam (Foto: reprodução)

 

João Muniz

A partir desta semana, Guarapuava passa a contar com os serviços de um crematório de animais, oferecidos pela Pet Eternum. A nossa reportagem esteve na inauguração que aconteceu na última terça-feira (28) para conhecer os detalhes da primeira empresa do gênero na região Centro-Sul. No comando, uma família apaixonada por animais: o casal de veterinários Fábio Ferro e Tatiana Cordeiro, e a filha, Fernanda, rumo ao 4º ano de Medicina Veterinária no Centro Universitário Campo Real.

“Já vínhamos trabalhando nesse projeto há algum tempo, de tanto ouvir o lamento das pessoas quando da morte do seu animal de estimação. Diante da dúvida sobre o que fazer nesse momento, estudamos e planejamos a criação deste espaço. Percebemos que seria a forma mais digna e amorosa de se despedir, em retribuição de tamanha alegria que o animal proporciona à uma família”, conta Fábio, com brilho nos olhos. Ele salienta que o crematório também é o compromisso da empresa com a sustentabilidade e o meio ambiente. “Esse sempre foi o desafio da minha família, de crescer se desenvolvendo de forma cultural, como também respeitando o lado sentimental que temos com nossos animais domésticos”, disse o empresário.

A mãe e médica veterinária, Tatiana Cordeiro, estava emocionada, agradecendo a Deus por mais essa conquista. Eles administram o Centro Médico Veterinário Vetvitta há 15 anos. “Quem tem um amigo peludo em sua casa, com certeza são pessoas muito mais felizes. Nestes anos todos de trabalho, nós presenciamos histórias de vida e de muita emoção. Muitos males são curados na convivência com os animais. Mas eles também têm seu ciclo de vida e como nós, podem partir a qualquer momento. O mais importante será preservar esse elo de amizade de forma eternizada”, fala a médica, também com brilho nos olhos.

 

UM PROJETO ABENÇOADO
A filha do casal de empresários, Fernanda Ferro, disse que a consolidação da empresa é um projeto abençoado por Deus, encabeçado pelos seus pais, empreendedores que nesses 15 anos de atividades no setor de cuidados com animais domésticos e também na vida, lhe ensinaram a ter foco e caráter em tudo que fizer. A jovem lembra que a PetEternum passa a oferecer para Guarapuava e região, “um espaço onde os amiguinhos das pessoas, depois de partir, serão tratados com respeito e toda saudade que ele deixou, será transformada em lembranças dignas de quem trouxe tanto amor ao lar e à vida das pessoas”.

 

CREMAÇÃO
A ambientalista e professora da Unicentro, Adriana Takaoka, falou da importância da cremação por ser um procedimento 100% ecológico, evitando a contaminação de solo e propagação de doenças aos seres humanos. “Nosso trabalho acadêmico e científico visa repensar a relação entre sociedade e natureza. Sobre a questão dos resíduos sólidos é preciso pensar numa política correta e o crematório de animais vem de encontro a essa política correta, além do respeito que temos pelos animais”, argumenta Adriana. Ela destaca a iniciativa da empresária Tatiana Ferro, que vai trabalhar tanto a questão sentimental como a ambiental. “Que bom que Guarapuava passe a ter este tipo de serviço, e esperamos que, num curto espaço de tempo, seja estendido a nós humanos também”, reiterou. E fica a sugestão.

A Pet Eternum conta com equipamentos mais avançados e modernos, que garante a qualidade dos serviços a serem prestados. O crematório oferece sala de despedida, cremação simples e individual, plano preventivo, remoção domiciliar ou da clínica, devolução das cinzas, certificado e convênios. Há também plano preventivo e opcionais como urnas especiais, molde das patinhas, sala memorial/cemitério vertical e cremação assistida.
É claro que esperamos que seu pet não precise desse serviço tão cedo, mas uma hora ou outra esse momento vai chegar, e a cremação é a maior prova de carinho e respeito com seu amigo e com o meio ambiente.