Guarapuava lança campanha para ajudar Pitanga, atingida pelas chuvas

As fortes chuvas no último domingo (08) atingiram 57 cidades no Paraná. Na região de Guarapuava, Pitanga foi a que mais sofreu com o volume de chuvas. Cerca de 100 famílias foram atingidas diretamente, devido aos pontos de alagamento na cidade. Diante desse quadro, a Prefeitura de Guarapuava se uniu à Defesa Civil e ao Corpo de Bombeiros de Guarapuava na campanha de arrecadação para fornecer auxílio à população atingida.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social e coordenadora da Defesa Civil Municipal de Guarapuava, Elenita Lodi, explicou que o município de Pitanga pertence a regional do órgão e que o intuito da ação visa contribuir com o auxílio imediato da população atingida.

“Guarapuava teve uma situação tranquila diante das fortes chuvas do fim de semana. Porém, não foi isso que aconteceu com Pitanga. O município teve uma ocorrência muito maior de atendimentos de famílias e uma situação muito mais complexa. As equipes de lá estão precisando de doação de diversos itens”, salientou Elenita.

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a precipitação acumulada na região chegou a 100 milímetros, durante o domingo (08). Os rios Ernesto e Pitanga, que cortam a cidade, transbordaram e inundaram casas e comércios da cidade, deixando pessoas desabrigadas.

O que pode ser doado?

Podem ser doados alimentos, água, roupas, produtos de limpeza e higiene pessoal, e móveis.

Onde doar?

Os pontos de recolhimento das doações são:

Quartel de Bombeiros do Posto Primavera
Rua João Fortkamp, 870, Primavera;

Sede Administrativa do Grupamento de Bombeiros
Rua XV de Novembro, 7.260, 1º andar, Centro;

Sede da Defesa Civil Municipal
Rua Guaíra, 3074, Centro (anexo à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social).

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril