Região terá pontos de recarga para veículos elétricos

Os eletropostos serão todos de carga rápida ou semirrápida, levando de meia a uma hora para carregar 80% da bateria (Foto: Divulgação)

Da Redação com Assessoria

A instalação dos primeiros postos de abastecimento para carros elétricos no Paraná já começou. O projeto é uma parceria do Governo do Estado, Itaipu Binacional e Copel. No total, serão instaladas dez estações de recarga nos 700 quilômetros da BR-277, que o Estado de Leste a Oeste, entre Paranaguá e Foz do Iguaçu. Na região, serão instalados postos nas cidades de Guarapuava, Irati e Laranjeiras do Sul. As informações são da Copel.

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, disse que o Paraná será o primeiro Estado no país, que possuirá uma eletrovia, com a instalação dos eletropostos, tendo a rodovia – principal corredor turístico do interior- com pontos de recarga para carros elétricos ao longo de seu percurso. Gerenciada pela concessionária de energia elétrica Copel, a rede de eletropostos terá oito unidades para abastecimento de veículos movidos por energia ou híbridos plug-in. Luiz Fernando comentou que, como ainda não há uma regulamentação do segmento pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), nesta primeira fase o usuário não vai pagar pelo serviço. Não há estimativa de custo, mas provavelmente será o custo de energia de um consumidor de baixa tensão, explicou.

VISÃO DE FUTURO

Os pontos de recarga serão instalados em Paranaguá, Curitiba, Irati, Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Cascavel, Medianeira e Foz do Iguaçu. Com isso, será possível atravessar todo o Estado do Paraná sem se preocupar com o descarregamento das baterias. Todos serão hospedados em postos de combustíveis ao longo da rodovia, com distância de aproximadamente 100 quilômetros entre um e outro.

 

 

Os eletropostos serão todos de carga rápida ou semirrápida, levando de meia hora a uma hora para carregar 80% da bateria da maioria dos carros elétricos hoje em circulação. Esses modelos rodam de 150 a 300 quilômetros com uma carga completa.

UMA REALIDADE

O presidente da Copel, Antônio Guetter, destacou três grandes tendências que colocam o Paraná numa visão de futuro: a grande velocidade de inovação tecnológica, a mudança de comportamento do consumidor, cada vez mais preocupado em tomar conta dos seus insumos e fazer parte das decisões, e o esforço internacional de redução de emissões de carbono. Cada eletroposto terá 50 kVA (kilovoltampere) de potência, o equivalente a dez chuveiros elétricos ligados ao mesmo tempo. Também contarão com três tipos de conectores, próprios para atender os modelos de carros elétricos ou híbridos disponíveis no mercado.

Falando para imprensa, o coordenador brasileiro do Programa Veículo Elétrico da Itaipu, Celso Novais, destacou o caráter pioneiro da iniciativa e elogiou a parceria com a Copel. É uma clara demonstração de visão de futuro e ratifica os investimentos feitos por Itaipu na última década, disse. Cada vez mais, a mobilidade elétrica deixa de ser uma aposta de futuro para se tornar realidade, concluiu.

Segundo o Detran-PR, em abril de 2016, foram emplacados 224 carros elétricos no Estado. O número subiu para 552 em abril de 2018. O número ainda é pequeno, mas deve aumentar a partir de 2019, quando ocorrem os principais lançamentos da nova geração de elétricos e híbridos da Chevrolet. Nissan, Toyota e Volkswagem, por exemplo. Viva o futuro!

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