Com o objetivo de dar mais visibilidade à luta pelo fim da violência contra a mulher, na manhã desta segunda-feira (10) foi realizada a tradicional caminhada com a comunidade do Bairro Xarquinho II.
“Gostaria de dizer que a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres se une a esta luta contra a violência e contra o feminicídio. E que não é uma luta que tem que ser realizada apenas hoje, mas todos os dias.
Por meio do CRAM, nós contamos com uma equipe múltipla e especializada para auxiliar a mulher vítima. Por isso, contem com o poder público e contem conosco”, argumentou a diretora do CRAM, Thalyta Forquim Buco.
“Sabemos que a mulher que passa pelo ciclo de violência, muitas vezes ela não tem força para lutar sozinha, para sair do sofrimento. Então, quero dizer a todas as mulheres que passam por isso, para que contem com a UBS, com o CRAS e com toda a rede de enfrentamento que temos em nossa cidade.
Não é à toa que temos escrito em nossa camiseta: ‘Eu cuido de você, você cuida de mim’. Vamos nos unir em prol de uma sociedade sem violência e sem morte de mulheres”, enfatizou a agente comunitária da UBS do bairro e líder do grupo, Camila Martins.
O evento existe desde 2019 e é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), com apoio das UBS Xarquinho I e II, do CRAS e das universidades Unicentro, Uniguairacá e Campo Real. A iniciativa pelas ações realizadas se deu devido a normalização a violência contra a mulher e o feminicídio de Universinda Abreu, ocorrido em 15 de abril de 2019.
“Represento aqui hoje, nossa secretária de saúde, Chayane Andrade Ceroni. E gostaria de parabenizar a todos os envolvidos pela ação realizada. É de extrema importância promover o acesso à informação, conscientização e a promoção da saúde física e mental. Por mais ações como esta”, sublinhou a coordenadora do Departamento de Atenção à Saúde da SMS, Fabiula Pereira Lino de Assis.
Presente também durante as ações desta manhã, a vereadora e procuradora da mulher de Guarapuava, Bruna Spitzner, destacou sobre a importância em ações de conscientização de crianças e adolescentes no que diz respeito à violência contra a mulher.
“Primeiramente, parabenizo a todos os envolvidos por esta ação realizada no dia de hoje, mas principalmente gostaria de agradecer a todos os adolescentes aqui presentes. O Brasil é o 5° País do mundo que mais mata mulheres. É de suma importância que façamos este trabalho de conscientização desde cedo, para que assim consigamos combater e enfrentar a violência contra a mulher”, finalizou Bruna.
Além da caminhada, foi realizada ainda durante a manhã, dois atos simbólicos em alusão à Semana de Enfrentamento da Violência Contra a Mulher. Os participantes soltaram balões brancos e realizaram a pintura de suas mãos em um cartaz amarelo com a frase: “Basta de violência contra a mulher”.
Confira a programação completa:
Roda de conversa:
Colégio Estadual Dulce Maschio: (5 turmas com crianças de 9 anos de idade).
-1ª turma- 11/04, às 8h da manhã – Vereadora Bruna Spitzner.
-2ª turma- 12/04 às 8 horas – Vereadora Bruna Spitzner
-3ª turma dia 13/04, às 8 h – Vereadora Professora Terezinha.
-4ª turma: 13/04- às 14h Vereadora Professora Terezinha.
-5ª turma dia 11/03 às 8h- Acadêmicos de Medicina.
Escola Municipal Iná Ribas Carli
-1ª turma com crianças de 5 anos (22 alunos)
Escola Estadual São Pedro: (2 turmas 5° ano (período manhã).
-1ª turma: terça-feira 12/04 às 9h – Equipe multiprofissional, professora Carol.
-2ª turma: terça-feria 12/04 às 9h- Equipe multiprofissional, professora Carol.
Escola Municipal Elcidia de Santa Maria Pereira: (10 alunos de 5 anos)
-1ª turma: 12/04 às 14h – Vereadora Cris Wainer.
Cooperativa (antigo posto Dourados): (36 mulheres da comunidade).
-Dia 12/04 às 14h- Vereadora Professora Terezinha.
Colégio Agrícola de Guarapuava
-11/04 às 14h – secretária de Políticas Públicas para mulheres de Guarapuava, Priscila Schran.
Encerramento
-14/04 às 14h no CRAS Xarquinho- Café da tarde com os participantes.