Guarapuava inicia mapeamento da população LGBTTQIA+

Na última sexta-feira (03), iniciaram as oficinas para os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, SUAS, das unidades do Centro de Referência da Assistência Social, CRAS, do Centro de Referência Especializado da Assistência Social, CREAS, e que atuam no programa Família Acolhedora e na gestão da Secretaria, promovidas pelo Coletivo Bajubá.

“O intuito é obter conhecimento para auxiliar no preenchimento do questionário de mapeamento geral sobre a situação de pessoas LGBTTQIA+ de Guarapuava e Região, desenvolvido pelo coletivo”, destacou a diretora técnica do SUAS, Elenita Lodi.

A ação também já foi realizada na última semana no Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Os profissionais vão disponibilizar o questionário para pacientes e pessoas que procuram o serviço especializado.

Mapeamento

Esse questionário, de forma geral, pergunta sobre moradia, acesso à serviços públicos, ao emprego, à renda, e também acerca das discriminações sofridas por questões de identidade de gênero e orientação sexual, tanto no ambiente público quanto privado.

Segundo o Coletivo Bajubá, o mapeamento é muito importante para identificar demandas e a partir delas se pensar ações, projetos, formações e criar políticas públicas municipais voltadas à comunidade LGBTTQIA+.

Nenhuma informação pessoal fornecida será divulgada, como nome, telefone, e-mail ou mesmo sua data de nascimento.

Outras parcerias

O Coletivo Bajubá conta também com a parceria da Secretaria de Políticas para as Mulheres, em que o questionário está acessível para o público atendido. Mas a equipe busca apoio de outras instituições públicas e privadas para atingir o maior número de pessoas possível.

Se você se interessou e gostaria de responder ao formulário online, é só acessar o link: https://forms.gle/UUDJbm7hjGsy7JCk8

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril