Guarapuava inicia campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Ação é anual e internacional da Organização das Nações Unidas de combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPM), juntamente com a Procuradoria da Mulher e a Rede de Enfrentamento a Violência do Município, iniciou, nessa segunda-feira (25), as atividades relacionadas à campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma campanha anual e internacional da Organização das Nações Unidas (ONU) de combate à violência contra a mulher, que começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres e vai até 10 de dezembro, no Dia Internacional dos Direitos Humanos.

“A campanha tem por objetivo a conscientização e a mobilização da sociedade para que denuncie todos os tipos de violência praticados contra meninas e mulheres no Brasil e no mundo. Guarapuava tem sido uma referência nas Políticas Públicas para Mulheres, e queremos evidenciar o trabalho realizado na cidade, bem como trabalhar na conscientização de vivermos em uma sociedade sem violência, com a união entre homens e mulheres”, destacou a secretária da Mulher, Aline de Camargo.

Foram realizadas Blitz informativas nos bairros Morro Alto, Jardim das Américas, Industrial e Boqueirão, com a entrega de panfletos sobre os serviços oferecidos em Guarapuava e material de conscientização sobre o fim da Violência contra mulheres e meninas. Também foi realizada a  abertura do Curso sobre Violência Doméstica em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), onde diversos integrantes da Rede de Enfrentamento participaram a fim de obter conhecimento técnico sobre o tema. O curso tem uma carga horária de 20 horas e aborda temas como: formas de violência, técnicas de intervenção, compreensão de atos violentos e valores do ser humano.

Além disso, também foi realizada uma palestra de divulgação dos serviços do CRAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher em situação de violência), no Shopping Cidades dos Lagos.

Dando continuidade à programação da campanha, nesta terça-feira (26), será feito, no Centro Universitário Campo Real, um círculo de reflexão. Durante os próximos dias, haverá divulgação das políticas públicas instituídas na cidade nos distritos do Guará, Guairacá, Palmeirinha, Entre Rios e Jordão, além da participação em ações realizadas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Guarapuava e outras instituições.

O encerramento da campanha será no dia 11 de dezembro, com uma mesa redonda sob o título: Guarapuava como Referência de Políticas Públicas de Enfrentamento a Violência de Gênero,  que acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores.

Programação

26/11: Divulgação da Rede de Enfrentamento a Violência do Município em UBS, unidades de ensino e empresas

Local: Distrito do Guará

27/11: Círculo de reflexão

Horário: 19h15

Local: Centro Universitário Campo Real

28/11: Divulgação da Rede de Enfrentamento a Violência do Município em UBS, unidades de ensino e empresas

Local: Distrito do Guairacá

03/12: Divulgação da Rede de Enfrentamento a Violência do Município em UBS, unidades de ensino e empresas

Local: Distrito do Jordão

05/12: Blitz de panfletagem

Local: Em frente à OAB Guarapuava –  R. Padre Chagas, 4476 – Batel

Horário: das 15 às 17h

Deixe um comentário