Guarapuava fecha terceiro mês seguido com saldo positivo de empregos
O Município criou 135 novas vagas de emprego com carteira assinada em setembro
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) nesta quarta-feira (30), apontam que Guarapuava apresentou saldo positivo de empregos pelo terceiro mês consecutivo. Conforme a pesquisa, houveram 2.305 admissões e 2.170 desligamentos, resultando em 135 novas vagas de trabalho.
“Esse resultado não é apenas um número, mas representa o esforço conjunto de diversos setores e a determinação de todos nós em promover um ambiente favorável para o crescimento econômico. Nos últimos meses, trabalhamos intensamente para fomentar iniciativas que gerem oportunidades de trabalho, e neste momento, ver o aumento do número de empregos reflete as oportunidades para nossos cidadãos”, sublinhou o prefeito de Guarapuava, Celso Góes.
O CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) é um sistema do Governo Federal que registra as admissões, demissões e transferências de trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Desde 2020, a pesquisa é feita pelo eSocial, que integra todos os dados gerados pelas empresas.
Os novos dados da pesquisa ainda indicam que, até o momento, o município conta com um saldo positivo de empregos de 1.331 vagas. O estoque atual de empregos é de 46.943.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Janaína Naumann, destacou que o cenário é resultado de ações e capacitações destinadas aos novos profissionais. “Temos focado em capacitar a mão de obra e preparar os guarapuavanos para as vagas disponíveis no mercado de trabalho. Esse resultado reflete o esforço dos últimos meses para incluir mais pessoas de forma produtiva”, destacou.
Dentre os novos postos de trabalho, 84 foram gerados pelo setor agropecuário, 422 pela indústria, 250 na construção civil, 737 pelo comércio e 812 na área de serviços. Os setores do comércio (50), serviços (44), construção (20) e indústria (26) contribuíram para esse resultado positivo, enquanto a agropecuária se destacou como o único segmento com saldo negativo, apresentando uma perda de cinco vagas
Com um saldo positivo em quatro dos cinco setores de atividades econômicas, a pesquisa do CAGED apontou que o Brasil gerou 247.818 vagas em setembro e acumula 1.981.557 empregos formais no ano. Este resultado é 24% mais alto que no mesmo período no ano passado.
Sobre a Agência do Trabalhador
A Agência do Trabalhador, em parceria com órgãos estaduais, é responsável pela captação de vagas, qualificação, requalificação, colocação e recolocação de trabalhadores que desejam ingressar no mercado de trabalho.
O setor funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, no Paço Municipal (Rua Brigadeiro Rocha, 2777 – Centro).