Guarapuava está entre as cidades que mais criaram empregos em 2023

O município de Guarapuava é apontado como 12º do Paraná na criação de empregos. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, 1.904 pessoas conseguiram uma colocação nos dez primeiros meses de 2023.

“Estamos fechando mais um ano e temos muito a comemorar, em se tratando de vagas de trabalho, em nosso município. Das 399 cidades do Paraná, ocupamos a 12ª posição na geração de empregos. Isto demonstra que caminhamos no rumo certo, mas também aponta que precisamos melhorar, cada vez mais, em todos os aspectos”, destacou o prefeito.

“São incansáveis e contínuos os esforços dos nossos empresários que se mostram comprometidos com nossa comunidade no sentido de promover melhorias que resultam na geração de mais postos de trabalho. Acredito que esta é uma grande conquista para toda a nossa população e uma prova de que trabalhamos em favor de todos”, acrescentou Celso Góes.

A secretária de Desenvolvimento Econômico de Guarapuava, Janaína Naumann, enalteceu a união de forças na administração municipal como fator primordial na geração de novos postos de trabalho.

“Este resultado reflete o potencial de Guarapuava na geração de empregos, apresentando um avanço significativo. Além disso, essa conquista demonstra o potencial de crescimento e a atratividade de nossa cidade para investidores e empreendedores. É evidente que estamos seguindo na direção certa para fortalecer nossa economia local e proporcionar mais oportunidades de emprego para nossa comunidade”, disse Janaína.

Dados do Caged indicam que nos dez primeiros meses de 2023, o Paraná criou 115.073 novos postos de trabalho formais no acumulado do ano. Com isso, o Estado é o quarto melhor resultado do país.

De acordo com o governo estadual, a boa colocação do Paraná no ranking nacional, esse ano, é reflexo do dinamismo dos municípios na geração de postos formais. Entre as 399 cidades paranaenses, 333 tiveram saldo positivo na abertura de vagas até o fim de outubro.

“Trabalhamos constantemente para ampliar a geração de empregos em todas as regiões do Paraná, buscando atrair novos investimento privados, reduzir a burocracia, além de investir em obras em todo Paraná para movimentar a economia local e oferecer novas oportunidades nos nossos municípios”, afirmou o governador.

Balanço – Os números mostram que em Guarapuava, no mês de outubro, foram registradas 2.300 admissões e 2.096 desligamentos no município, resultando em um saldo positivo de 204 empregos. Dentre os novos postos de trabalho, 162 foram gerados pelo setor agropecuário, 509 pela indústria, 213 foram criados na construção civil, 700 postos foram agregados pelo comércio, enquanto a área de serviços registrou a carteira profissional de 716 pessoas.

Deixe um comentário

Guarapuava cria Comissão Especial para Proteção Animal

Criação da Comissão é um passo importante para a causa animal no municí

A Prefeitura de Guarapuava, por meio do Conselho de Meio Ambiente, instituiu nesta quarta-feira (16) a Comissão Especial para a Proteção Animal. A reunião foi realizada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e reuniu autoridades de setores relacionados à causa animal no município.

A iniciativa visa discutir, propor e implementar políticas públicas e ações voltadas à proteção e bem-estar dos animais. Com isso, as pautas e reivindicações serão debatidas de acordo com as necessidades apresentadas por esse setor da sociedade.

“Essa comissão foi criada com o propósito de reunir diferentes vozes, o poder público, ONGs, Protetores, universidades e representantes independentes da causa animal. Acreditamos que só com diálogo podemos avançar. Trata-se de uma questão de responsabilidade compartilhada”, explicou a Diretora do Departamento de Proteção Animal Cristina Wedderhoff.

A formação desta comissão contará com a participação de diversos representantes estratégicos que trarão conhecimentos técnicos, sociais e legislativos fundamentais para o desenvolvimento de políticas mais efetivas. Para isso, foram indicados representantes da Secretaria de Saúde, do Legislativo Municipal, das Instituições de Ensino Superior do Município, das Organizações Não Governamentais da causa animal e dos protetores independentes.

A presidente da ONG Sociedade de Proteção aos Animais de Guarapuava, Grazielle  Losso, explica a importância da representação dessas entidades na comissão. “A nossa experiência como ONG e o contato diário com as demandas principalmente na questão das denúncias de maus tratos vai agregar para o entendimento de onde estão os problemas principais em toda a questão da causa animal”.

Os integrantes da comissão que foram oficiados pelas instituições ou escolhidos na reunião foram:

Representante da Secretaria de Saúde: Dalvane Di Domenico;

Representante da Universidade Estadual do Centro Oeste: Carla Fredrichsen;

Representante do Legislativo Municipal: Vereadora Beatriz Aparecida Neves

Representante das ONGs da causa animal: Grazielle Losso;

Representante dos Protetores Independentes: Scheila dos Santos e Elci Margarida;

As outras instituições de ensino superior do município não indicaram nenhum membro para a participação na comissão até a realização da reunião, o prazo para a indicação acaba nesta quarta-feira (16) à meia-noite. Além disso, a segunda vaga na comissão para um representante de uma ONG ficou em aberto e será decidida na primeira reunião da Comissão Especial para a Proteção Animal.