Guarapuava está entre as cidades mais inteligentes do Brasil
Guarapuava entrou para o ranking das 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil. O município ocupa o 84º lugar no ranking Connected Smart Cities 2022 e ficou apenas sete pontos atrás de Pato Branco, na Região. No eixo empreendedorismo, o município chega a ocupar o 18° lugar, à frente de Ponta Grossa que ficou em 24°. Das cidades entre 100 e 500 mil habitantes, Guarapuava ficou em 1° lugar no Paraná. No quesito urbanismo, a cidade está em 30ª posição.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sávio Denardi, explicou o que representa para o município receber este destaque. “A prefeitura está unindo forças em prol de desenvolver a cidade. No quesito empreendedorismo, Guarapuava ficou em primeiro lugar no Paraná. Isso é fruto de muito trabalho que envolve o programa EMPRIME, que é um programa que atinge várias áreas, desde crédito, desburocratização, capacitação e assistência ao empreendedor. Estamos muito felizes com o resultado e vamos avançar cada vez mais”, comemorou o Secretário.
Destaques de Guarapuava – Dentre as muitas ações desenvolvidas pelo poder executivo municipal no setor de inovação e tecnologia, há destaque ainda para a Agência do Empreendedor, com o Programa EMPRIME, no eixo Inova, (Inova Experience, Inova Inside, Inova Journey e Inova Park), o atendimento virtual (SARA), e a Conferência “Guarapuava 2035”.
Segundo o secretário, a implementação do sistema 5G, na Cidade dos Lagos, consolida Guarapuava como município aberto ao desenvolvimento e preparado para o futuro. Vale ressaltar, que o município abriga também o Vale do Genoma, responsável por pesquisas, especialmente na área de genética e inteligência artificial, aplicadas à saúde. Já o Instituto de Pesquisa para o Câncer (Ipec) também valoriza a pontuação de Guarapuava no ranking, porque torna a cidade um polo de pesquisa sobre a doença.
Ranking Connected Smart Cities – O ranking é desenvolvido pelas empresas especializadas em análise de dados demográficos para transformá-los em conhecimento e auxiliar na tomada de decisões. O objetivo é mostrar o desenvolvimento sustentável, inteligente e humano das cidades brasileiras.
O estudo considera o “Conceito de Conectividade” como sendo a relação existente entre os diversos setores analisados. O conceito de smart cities considerado entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.