Guarapuava é sede do Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica
A competição reúne atletas nas modalidades individuais e conjuntos, e categorias Mirim Gala, Pré-Infantil, Infantil e Aberta
Entre os dias 7 e 9 de novembro, Guarapuava está sendo palco para o Campeonato Paranaense Estreantes e Nível Escolar de Ginástica Rítmica. O evento é promovido pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Esportes e Recreação, em parceria com a Federação Paranaense de Ginástica Rítmica (FPRG).
A competição contempla as modalidades Pré-Infantil, Infantil e Aberta, que buscam tornar as disputas mais acessíveis as ginastas em desenvolvimento. O formato tem o objetivo de fomentar o crescimento do esporte, proporcionando um espaço para novos talentos.
O prefeito Celso Góes ressaltou a importância de eventos como este para os jovens atletas. “Nossa cidade tem se dedicado a promover o esporte como um meio de inclusão, educação e transformação social. O Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica, reforça nosso compromisso com o desenvolvimento da nossa juventude. Estamos felizes em poder proporcionar aos nossos jovens a oportunidade de brilhar, aprender com os melhores e compartilhar experiências com atletas de todo o estado”, sublinhou.
O regulamento do Campeonato Paranaense de Ginástica Rítmica estabelece critérios para a participação nas categorias Escolar e Estreantes. O nível Escolar é voltado para ginastas iniciantes, especialmente aquelas envolvidas em projetos escolares e clubes com foco em formação básica. Já no nível Estreantes, participam ginastas que competiram nos Jogos Escolares do Paraná na 2ª Divisão, participaram do Campeonato Paranaense Nível Escolar ou Torneio Elisabeth Laffranchi em edições anteriores.
O campeonato conta com mais de 400 ginastas de 26 clubes do Estado. “Hoje, nós estamos muito felizes por Guarapuava poder estar sediando esse campeonato. São muitas ginastas e várias delegações, então é um cenário diferente para nós. Estamos vivenciando um esporte-arte que nós amamos e é algo que está embutido, está incluso aqui dentro da nossa cidade por uma pequena parcela ainda, mas nós esperamos que isso aumente cada vez mais”, ressaltou a diretora do CEP Romani e Studio de ginástica SE, Shauane Fornaciari.
As competições estão sendo realizadas no Ginásio de Esportes Joaquim Prestes. O primeiro dia de evento, nesta quinta-feira (7), foi dedicado aos treinos do grupo A, e a partir desta sexta-feira (8), iniciaram as apresentações com os aparelhos arco, bola, fita, maçãs e cordas.
A professora do Country Club Graciosa de Curitiba, Mariana Silva, compartilhou sua satisfação em participar do evento: “Nós estamos honradas em participar deste evento maravilhoso que está acontecendo aqui em Guarapuava. A ginástica rítmica que está em iniciação é muito importante para o começo da base de esporte e para o crescimento do esporte no país. São em momentos como esse que a gente vai consegue descobrir os talentos, e quem sabe poder revela-los para o mundo”, contou.
A atleta do Country Club Graciosa, Mariana Soares, expressou seu amor e gratidão pelo esporte. “Para mim é muito importante estar participando porque é uma oportunidade única na minha vida. A ginástica é muito importante para mim, é um amor que eu sinto, e esse esporte é maravilhoso. Eu acho que faz a gente crescer e ter uma nova família”, finalizou.
Confira a programação:
Sexta-feira (8)
16h40: Individual Escolar Pré-Infantil (Grupo A e B)
19h: Competição Trios, Conjuntos e Mirim Gala (Grupo A)
20h30: Abertura e premiação
Sábado (9)
10h: Competição Trios e Conjuntos escolares
11h30: Premiação
13h: Individual Estreantes Pré-Infantil (Grupo A e B)
15h45: Individual Estreantes Infantil (Grupo A e B)
18h: Mirim Gala (Grupo B)
18h30: Premiação
O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.