Guarapuava é sede do 1º Congresso de Direito do Consumidor e do 1º Encontro do Fórum dos Procon’s Paranaenses

Guarapuava sedia, nesta quarta (23) e quinta-feira (24), o 1º Congresso de Direito do Consumidor e o 1º Encontro do Fórum dos Procon’s Paranaenses, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos. O evento, organizado pela Coordenadoria do Procon de Guarapuava, será presencial e online e vai reunir autoridades nacionais da área e cerca de 400 participantes inscritos. 

“Inicialmente seria um encontro municipal, mas com o Fórum se tornou estadual e agora tem projeção nacional. Temos Procon´s do Acre, Rio Grande do Sul, São Paulo, Amazonas, por exemplo. No evento teremos representantes de vários Estados brasileiros”, destacou a coordenadora do Procon Guarapuava, Luana Esteche.

Os convidados para o encontro são o professor e diretor de Projetos e Pesquisas no Instituto Brasiliense de Direito Público, Ricardo Morishita Wada, a diretora do Procon-PR e presidente da Procons do Brasil, Cláudia Silvano, além do membro fundador da Frente Nacional de Defesa do Consumidor, Filipe Vieira e, ainda, o diretor-executivo da Federação Brasileira de Bancos, Amaury Oliva.

“Queremos que esse encontro seja inesquecível. Não apenas por se tratar de um evento inédito em Guarapuava e no Paraná, mas pela relevância dos debates.  Entendo que será um divisor de águas para a defesa do consumidor em nível nacional”, salientou Luana.

Superendividamento

Durante a realização da abertura do evento, nesta quarta-feira (23), às 19h, ocorre também o lançamento e assinatura de criação do Programa de Organização de Dívidas e Educação Financeira de Guarapuava (PODE), que vai atender os superendividados do município, oferecendo orientações para a resolução do problema financeiro.

“Com o programa, vamos fazer a análise da situação econômica, curso de orientação financeira, planejamento de receita / despesas, renegociação de dívidas e, se necessário, audiência de conciliação de dívidas com os credores. Além disso, o PODE vai contar com parcerias das universidades”, finalizou a coordenadora.

No programa, poderão participar pessoas físicas, maiores de idade, que tenham a maior parte de sua renda comprometida por dívidas vencidas ou a vencer com bancos, cartões de crédito, financeiras e empresas de varejo.

Deixe um comentário

Parceria entre Unicentro e prefeitura lança Hospital Escola Bloco Didático

A unidade, que está sendo construída na Cidade dos Lagos, será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina

Dois marcos significativos para o desenvolvimento de Guarapuava foram lançados nesta semana: a construção da Clínica Escola de Saúde e a edição 2025 do Paraná Faz Ciência, maior evento de popularização científica do estado.

O Hospital Escola Bloco Didático, que está sendo construído na Cidade dos Lagos, é fruto de uma parceria entre a Unicentro e a Prefeitura de Guarapuava. A unidade será um espaço de formação prática para os estudantes do curso de Medicina, além de oferecer atendimento gratuito à população, ampliando o acesso à saúde e fortalecendo a qualidade da formação médica na região.

“Nossa gestão sempre estará de portas abertas para fortalecer as relações com as universidades. A Clínica Escola será um marco para Guarapuava, garantindo mais acesso à saúde e formando médicos mais capacitados”, destacou o prefeito Denilson Baitala durante o evento.

Já o Paraná Faz Ciência 2025 será realizado em Guarapuava entre os dias 29 de setembro e 3 de outubro, no Centro de Eventos da Cidade dos Lagos. A expectativa é de reunir cerca de 30 mil participantes, entre estudantes, professores, pesquisadores e comunidade em geral.

“É um orgulho para Guarapuava sediar o Paraná Faz Ciência. Durante uma semana, estaremos respirando ciência, tecnologia e inovação. A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação estará de portas abertas para apoiar todo esse movimento que, com certeza, trará muito desenvolvimento para o nosso município”, afirmou a secretária Ana Cláudia de Andrade.

O Paraná Faz Ciência tem como missão aproximar a ciência da população, promovendo o interesse pela pesquisa e valorizando a educação científica. Guarapuava, com sua crescente infraestrutura educacional e tecnológica, consolida-se cada vez mais como um polo de inovação e conhecimento no estado.