Guarapuava foi destaque na 3ª edição do Smart City Expo Curitiba 2022, maior evento brasileiro de cidades inteligentes, realizado no Centro de Eventos Parque Barigüi, em Curitiba, na área de soluções de saúde.
O robô Sara, utilizado no call center para triagem de casos de Covid-19 e implementação da telemedicina no município, foi apresentado como uma história de sucesso pela empresa desenvolvedora. Desde que foi implantado, no final de janeiro, o Sara fez a triagem de mais de 7.500 pessoas com suspeita de contaminação pelo coronavírus.
“Guarapuava está sendo um case muito futurista, de sucesso por dois grandes motivos: primeiro pela velocidade que conseguimos implantar a tecnologia, isso mostra que existe um sistema de adoção compatível, existe um berço tecnológico para que isso aconteça é outro fator importante é a participação da população.
Então, é necessário que o sistema de adoção, paciente/cidadão, e os médicos estejam prontos para atender a população com tecnologia […] funciona, e o caso de Guarapuava é uma evidência disso”, explicou o Jac Fressato, fundador e CEO da plataforma LAURA.
O serviço também é usado em Curitiba e fez parte das iniciativas apresentadas pela cidade durante o evento no Smart Plaza Vale do Pinhão. Integrantes das secretarias da Saúde, Planejamento e Urbanismo, Turismo e Eventos, e Desenvolvimento Econômico e Inovação, acompanharam a apresentação, além de outros projetos integrantes da programação da Smart City Expo Curitiba 2022.
O prefeito Celso Góes também visitou os estandes. “O objetivo é buscar outras iniciativas que possam ser aplicadas na cidade, ajudando no desenvolvimento local por meio da tecnologia e aumentando a qualidade de vida dos moradores”, enfatizou.
O congresso, encerrado na sexta-feira (25), reuniu mais de 100 especialistas, de todo o mundo, apresentaram o que há de mais inovador em Tecnologias Inteligentes para Cidades, Inovação e Negócios Disruptivos, Governança em uma Sociedade Inteligente, Mobilidade Inteligente para o Futuro e Cidades Sustentáveis.
“Durante o encontro nós também trocamos experiências com agentes públicos de todo o Brasil, queremos tornar Guarapuava cada vez uma cidade com recursos tecnológicos e inteligência artificial que melhore os serviços públicos em todas as áreas, especialmente nas da saúde, segurança pública, mobilidade urbana e educação”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sávio Denardi.