Guarapuava é a 5ª cidade do Brasil e a primeira do Paraná no eixo empreendedorismo do Ranking Connected Smart Cities 2022 – cidades com população entre 100 e 500 mil habitantes. O relatório foi publicado nesta semana pela Urban Systems, consultoria especializada em cidades inteligentes.
O estudo traz indicadores sobre o estágio de desenvolvimento inteligente, sustentável e humano dos municípios brasileiros. O ranking é dividido em 11 eixos temáticos, entre eles Educação, Mobilidade, Saúde, Urbanismo e Governança, e 75 indicadores que se conectam entre si.
“Uma das nossas prioridades é a recuperação da economia no pós-pandemia. Temos conseguido criar mecanismos e um ambiente propício para o desenvolvimento dos negócios com programas e investimentos para fomentar o empreendedorismo. Isso reflete nos indicadores”, avaliou o prefeito Celso Góes.
As variáveis no eixo empreendedorismo correspondem ao crescimento de empresas de economia criativa, do número de Microempreendedores Individuais, das incubadoras de empresas e parque tecnológicos, além do crescimento de empresas de tecnologia, e tem como base os dados disponibilizados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, Portal do Empreendedor e pela Anprotec, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores.
“Esse recorte sobre empreendedorismo entre as cidades mais inteligentes do Brasil mostra a evolução de Guarapuava e que estamos acertando em nossas ações, mas também nos dá parâmetros para planejar de modo estratégico para quais áreas devemos direcionar os nossos investimentos”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sávio Denardi.
Os indicadores mostram que o número de MEI’s cresceu 18,56% no último ano. Outro dado positivo que contribuiu para o bom desempenho, foi o aumento de empresas de tecnologia em 27,27%. De acordo com a consultoria Urban Systems, as movimentações das cidades no Ranking dependem da atuação da própria cidade, do desempenho das demais cidades que estão em posições próximas e das alterações na pesquisa de indicadores realizada.
Na última edição, Guarapuava não apareceu entre as 100 cidades ranqueadas, agora ocupa o 18º lugar geral nesse eixo.
No Estado, a cidade ficou posicionada à frente dos municípios de Ponta Grossa, Cambé, Foz do Iguaçu e Cascavel. De acordo com Ana Cláudia Klosouski de Andrade, coordenadora do EMPRIME, a prefeitura tem um compromisso de oferecer projetos de desenvolvimento que potencializem a vocação empreendedora dos guarapuavanos.
“A Agência do Empreendedor, por meio do Emprime, tem investido na ampliação e melhoria do atendimento, seja com a desburocratização e agilidade dos serviços ou permitindo a capacitação de mais de 1000 empreendedores para melhorar a gestão dos negócios. Queremos fortalecer as políticas públicas para tornar a cidade cada vez mais empreendedora e desenvolvida”, declarou.
No Ranking Geral, considerando cidades do mesmo porte, Guarapuava ocupa a 46ª posição entre as cem cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil, já entre todos os municípios analisados, aparece em 84º lugar. Para conhecer mais detalhes sobre os outros eixos e os indicadores apresentados, é possível acessar a plataforma da Urban Systems com os resultados de 2022, clicando AQUI.
Agência do Empreendedor
Somente neste ano, a Agência do Empreendedor realizou mais de 45 mil atendimentos de forma on-line e presencial. Os serviços mais solicitados são para inscrição de MEI’s, emissão de notas, regularização e pagamento das obrigações fiscais, orientações gerais, acesso a crédito e encaminhamento para cursos de qualificação. Atualmente o município conta com 11. 064 microempreendedores individuais, segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais.
“A Agência tem o papel de apoiar os micros e pequenos empreendedores em todas as suas necessidades. Eles são responsáveis pela geração de mais de 18 mil postos de trabalho no município, ajudando a movimentar nossa economia. O nosso desejo é que sejam fortalecidos e cresçam”, explica Valeska Knopp, diretora da Agência do Empreendedor.
O programa EMPRIME, em menos de dois anos, também já atingiu mais de 1600 empreendedores ofertando qualificação com palestras, cursos, oficinas e consultorias nas mais diversas áreas para a boa gestão dos empreendimentos, além de contribuir para o ecossistema de inovação no município. Os projetos atendem os segmentos do varejo, mulheres empreendedoras, turismo, inovação, microempreendedorismo, alimentação e empresas em geral.