Guarapuava é a 6° cidade que mais gerou empregos no Paraná

Guarapuava teve um aumento de mais de 60% na geração de empregos, no primeiro trimestre, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Ao todo, foram criadas 525 novas vagas, entre admissões e desligamentos. Em relação ao estado, a cidade superou Pinhais (487), Londrina (397) e Foz do Iguaçu (309) em geração de empregos. Em todo o Brasil, o saldo totalizou 719.033 novas vagas durante os três primeiro meses de 2024.

Setores que mais criaram vagas

Em Guarapuava os setores com mais geração em postos de trabalho foram: os serviços, com 225 novas contratações, seguido da indústria, com 114, e o comércio, com 107 novas vagas preenchidas. Dos novos empregos criados, 278 foram ocupados por homens e 247 por mulheres, indicando uma distribuição equilibrada de oportunidades entre os gêneros. O Caged também mostrou uma idade predominante entre os novos contratados, onde mais da metade das novas vagas (332) foram preenchidas por jovens entre 18 e 24 anos.

Geração de empregos no Paraná

Mais de 70 mil novas vagas foram geradas no estado, todas com carteira assinada, ficando atrás apenas de São Paulo (213.503) e Minas Gerais (88.359), que são os estados mais populosos. Na comparação com os demais estados do Sul, o Paraná gerou 3 mil empregos a mais do que Santa Catarina (66.618) e mais de 13 mil acima do Rio Grande do Sul (56.206). Foram 538.141 contratações contra 468.523 desligamentos no período, um avanço de 2,3%. Em São Paulo e Minas Gerais, essa diferença foi de 1,5% e 1,9%, respectivamente.

Mais da metade dos empregos abertos no trimestre veio do setor de serviços, que somou 37.985 novas vagas no período. Destaque para os serviços de informação, comunicação, atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas, segmento que sozinho respondeu por 20.070 vagas. Os outros setores da economia também apresentaram crescimento no trimestre. A indústria teve uma boa colocação, com a abertura de 17.008 postos entre janeiro e março. Em seguida, a construção, com a criação de 7.777 vagas, o comércio com 5.183 e a agropecuária com 1.667.

Com informações da Faciap

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril