Guarapuava de Dr. Antenor terá educação integral, creches para todos e fim do analfabetismo

Entre as principais propostas, estão a contratação de novos profissionais e a garantia de merenda 100% orgânica comprada da agricultura familiar

Tânia, moradora da Vila Carli e mãe solo, enfrenta diariamente os desafios de conciliar a criação do filho com o trabalho. Como muitas famílias de Guarapuava, ela conhece bem as dificuldades de garantir uma educação de qualidade para o filho em meio à escassez de vagas em creches e a falta de atendimento integral nas escolas.

“Eu sofri muito porque precisava trabalhar à tarde, mas meu filho estudava só meio período. Muitas vezes, eu tinha que faltar ao trabalho para cuidar dele”, contou ela.

As dificuldades aumentam quando se trata de crianças que, como o filho de Tânia, apresentam características que demandam atenção especial. “Eu me preocupo se ele vai ter esse atendimento especializado. Antigamente, as mães deixavam seus filhos na escola e ficavam tranquilas, mas, hoje, vejo uma realidade diferente, que me preocupa muito”, desabafou.

Para Tânia, no entanto, as propostas de Dr. Antenor e Antonio Araújo trazem esperança. Os candidatos destacaram, em seu programa de TV, a importância de um ambiente educacional acolhedor e seguro para as crianças e suas famílias.

“Agora eu tenho um recado para vocês que são pais e mães de alunos. Vocês já imaginaram uma escola onde se possa ter a tranquilidade de que o filho está lá bem recebido, bem cuidado, com escolas bem equipadas e professores e funcionários valorizados? Esse é o compromisso que assumo com as famílias de Guarapuava”, afirmou Dr. Antenor.

Entre as propostas principais da dupla estão a ampliação da rede municipal integral, a contratação de novos profissionais para reforçar o atendimento nas creches e escolas, e a garantia de merenda 100% orgânica, comprada diretamente da agricultura familiar local.

“Nossas crianças merecem mais atenção e cuidado, nossos servidores merecem mais respeito e valorização”, acrescentou Dr. Antenor, ressaltando que sua gestão buscará zerar a fila de espera por vagas em creches.

“A Guarapuava educadora valoriza quem cuida das nossas crianças”, afirmou Dr. Antenor, que garantiu uma cidade livre do analfabetismo até 2026.

Expectativa das famílias

Para Tânia, a proposta de Dr. Antenor de garantir creches de período integral e atenção especializada para crianças com necessidades específicas traz esperança de um futuro melhor para as famílias trabalhadoras.

“Vagas em CMEIs [Centros Municipais de Educação Infantil] são difíceis de conseguir. Tenho uma expectativa muito forte e concreta de que, com o Dr. Antenor, vamos evoluir. Está mais do que na hora da gente mudar. Eu percebo que com ele, a gente pode sonhar com uma educação que atenda de verdade as nossas necessidades”, concluiu.

O jornal Extra informa que as ações dos demais candidatos não foram publicadas porque não recebeu nenhum material de campanha para divulgação. O espaço está aberto a todos.