Guarapuava apresenta pesquisa que transforma o cenário de inovação no município

Luana Esteche, coordenadora do Procon Guarapuava , apresentou sua tese de conclusão de Mestrado no XI ProspeCT&I 21, V Congresso Internacional do PROFNIT, Autonomia Tecnológica, Produtiva e Sustentável, nesta sexta-feira (01).

Durante a apresentação, Luana demonstrou que a pesquisa contribuiu efetivamente para o desenvolvimento da área de tecnologia e inovação da cidade, ao propor atualizar a legislação local.

A pesquisadora fez uma análise comparativa entre a Lei Municipal nº 041/2013 com as leis federais de inovação e o Marco Legal.

Após a discussão com lideranças, as alterações legais propostas foram encaminhadas ao Executivo e Legislativo Municipal e, posteriormente, concretizadas por meio da Lei Complementar nº 95/2018 (Lei de Inovação).

As adequações implementadas na lei municipal, a partir do Marco Legal, abrangeram a integração público-privada, a descentralização tecnológica e o aumento dos investimentos em tecnologia, ciência e inovação, entre outros.

“Quando defendi a dissertação, a Lei já estava sendo aplicada. Foi um maior orgulho poder trazer uma concretização dos estudos por meio da Lei, ou seja, todo o trabalho feito com a colaboração da sociedade resultou na promoção de uma nova Lei de Inovação”, explicou.

De acordo com Luana, o Trabalho de Conclusão de Curso do Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia e Inovação, PROFNIT, sob orientação do professor Paulo Pinto Rogério, contribuiu para criar um ambiente de inovação na cidade, auxiliando na inserção do município no cenário tecnológico e permitindo aproveitar todos os seus benefícios.

“Até o momento, já foram realizadas várias feiras de inovação, houve o credenciamento e a criação do Parque de Inovação Tecnológica (Cilla Tech Park) e do Celeiro de Inovação, além de inúmeros outros projetos, impactando de uma forma muito significativa na sociedade”, contou orgulhosa.

Juntamente os outros quatro pesquisadores que apresentaram os trabalhos na sequência do evento, Luana recebeu a

“Comenda Por Mérito Científico e Tecnológico” dada aos participantes como reconhecimento das suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência. “Nos já temos mais de 400 trabalhos de conclusão de curso gerados e depositados pelo PROFNIT.

Isso tem um impacto de contribuição para o ambiente de transferência de tecnologia e inovação em todo o pais”, declarou Paulo Bardoni, um dos presidentes das coordenações técnicas.

A apresentação foi transmitida pelo Youtube.

PROFNIT  – O PROFNIT é um Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, stricto sensu, dedicado ao aprimoramento da formação profissional para atuar nas competências dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) e nos Ambientes Promotores de Inovação nos diversos setores acadêmico, empresarial, governamental, organizações sociais, etc.

O Mestrado Profissional é oferecido nacionalmente, em todas as regiões do Brasil. Em Guarapuava, a Coordenação Local do Programa é feita pela Unicentro.

Deixe um comentário