O turismo abre oportunidades de negócios para pequenas propriedades rurais. Foto: Reprodução
O turismo em Guarapuava vem crescendo e tomando proporções entusiasmantes, em Guarapuava e região! A cidade, que faz parte dos territórios turísticos, região serrana do Paraná, e terra dos pinheirais, vem se destacando com seus eventos típicos e projetos relacionados a gastronomia, produção de cerveja, turismo rural, entre outros.
Projetos como o Caminho de São Francisco da Esperança, fomentam o turismo rural na região, trazendo uma oportunidade de negócio diferenciada, onde os moradores da zona rural encontram uma forma inovadora de trabalho e renda, limpa, que preserva o meio ambiente, agregando valor a sua propriedade e costumes, sua cultura e seu local de moradia! Evitando assim, o êxodo rural, mantendo às famílias no campo, principalmente os jovens, que antes partiam em busca de trabalho na cidade, trabalhando nas propriedades familiares.
CAMINHOS DO MALTE
Outra opção de lazer é o projeto Caminhos do Malte, que traz oportunidade de formalização de produtores de cerveja a artesanal, e valorização dos produtos e serviço de qualidade que existem aqui relacionados ao meio cervejeiro, O que gera roteiros turísticos completos, incluindo passeios em cervejarias, plantações, e produções, de cervejas e afins, degustações de diferentes tipos da bebida e rica gastronomia relacionada. Além de valorizar, o polo produtor de matérias primas para cerveja, que é nossa cidade, onde se encontra, desde o campo, com a produção de cevada e malte, equipamentos para produção e até o copo, com o produto final, bem diversificado, típico, e cheio de qualidade. Guarapuava conquistou recentemente o título oficial de capital da cevada e malte. Concedido pela Lei 134/2017, de autoria da deputada estadual Cristina Silvestri.
VOOS LIVRES
O turismo de aventura é outro segmento que tem se destacado, com diversas empresas que surgiram neste ramo, para explorar os potenciais das paisagens e monumentos naturais que nós temos, com categorias de esporte e atividades ecológicas, que vão desde caminhadas até voos de livres de paramotor. Estão sendo descobertos novos pontos turísticos, cachoeiras e recantos a cada dia, já contamos com mais de 130 cachoeiras catalogadas. O que facilita estas práticas. Existem equipes devidamente capacitadas para conduzir estas demandas.
Se firmam a cada dia, novas parcerias, com diversas entidades públicas e privadas, em suas respectivas funções, para fortalecer mutuamente os trabalhos em prol do turismo. Exemplos destas parcerias, são as faculdades, que atuam com práticas de projetos interdisciplinares, onde os alunos podem se utilizar dos projetos como laboratórios de pesquisa, contribuindo assim para formação de diversos jovens, e prestando um serviço de diagnósticos e analises para propriedades, produtos e serviços incluídos nos projetos. Dentre as demais, que cada qual com sua respectiva função, auxiliam no andamento dos projetos, para que haja um crescimento com as devidas adequações e orientações.
Todos estes polos, juntos formam o início de um turismo forte, onde gastronomia, ecologia, eventos, cultura, e demais, andam juntos desenvolvendo o município, gerando renda limpa, e oportunidades inovadoras.
A cidade está em um momento de inovações e crescimento, e o turismo tem muito a contribuir para tal. A tendência é, que nos tornemos uma Guarapuava Turística, muito reconhecida e visitada, aumentando a qualidade de vida da população e as oportunidades em diversas áreas.