Integrando a programação da Conferência Guarapuava 2035, promovida pelo Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação. Profissionais da saúde e da tecnologia debateram na manhã desta quarta-feira (10), ações inovadoras voltadas para a saúde de Guarapuava. O evento aconteceu no auditório do Centro Universitário UniGuairacá.
A saúde é um problema complexo. O cenário da pandemia proporcionou, mesmo de forma improvisada, que a saúde inovasse. E hoje vemos a necessidade de evoluirmos na questão tecnológica, para que a população tenha um atendimento de qualidade, com rapidez e de forma prática. Esperamos sair daqui com ideias que modernizem a saúde do nosso município, que sejam ideias viáveis e que de fato funcione em prol da população”, destacou o secretário de Saúde, Jonilson Pires.
Para auxiliar no desenvolvimento das startups, que serão desenvolvidas durante a Conferência, o pós-doutor e Mestre em Bioquímica, Carlos Ricardo Maneck Malfatti, apresentou durante a palestra, exemplos inovadores para saúde que tiveram êxito, como a cerveja Rosemary para pessoas com diabetes.
“Nós podemos trabalhar a saúde com a descoberta, imersão e a inovação, auxiliando tudo isso com a diversão. Exemplo disso é a cerveja Rosemary.
Guarapuava tem seu potencial no malte e podemos interligar isso com a saúde, usando na sua formulação um componente que, por meio de pesquisas científicas, têm nos mostrado eficiente no controle de diabetes. Vamos usar a tecnologia a nosso favor para auxiliar na saúde em si e ser referência para outros municipios”.
Complementando as propostas inovadoras, o fundador do Robô LAURA, Jacson Fressatto, deu sequência ao evento, apresentando a plataforma de inteligência Artificial, que salva mais de 20 pessoas por dia, desde 2016.
“A saúde é gratuita, mas não é acessível pela questão analógica e por isso a tecnologia auxilia de todas as formas, Nosso aplicativo é um adendo importante para reforçar a missão dos profissionais da saúde para um atendimento de qualidade, rápido e eficaz”, contou o CEO da startup.
Ao final do evento, os participantes foram divididos em grupos para idealizar soluções tecnológicas para o Município. Os projetos serão apresentados para banca avaliadora, nos dias 10 e 17 de novembro durante o ‘HACKADAY – Saúde Digital e Inovação’, às 8h, na UniGuairacá