A Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, da ACIG, realizou a eleição da nova presidência do Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação de Guarapuava. Eleita por aclamação, a presidência ficou Thiago Pfann
O atual presidente, Sávio Denardi, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município, conduziu a reunião e fez um balanço da gestão nos dois últimos anos.
“Nós atravessamos um momento de muitas incertezas devido à pandemia, mas mantivemos a conexão entre as entidades e membros do Fórum para elevar Guarapuava a outro patamar de desenvolvimento, fortalecer as ações locais e atrair novos investimentos.
Graças a contribuição de cada um, temos uma longa lista de conquistas, entre elas a Conferência Guarapuava 2035, missões técnicas nos principais centros tecnológicos dentro e fora do país e, principalmente, a articulação de atividades para consolidar nosso ecossistema de inovação”, afirmou.
Confira a chapa vencedora:
Eleita por aclamação, a nova diretoria é composta pelo presidente: Thiago Pfann (vice-presidente da Acig); vice-presidente: Ana Cláudia Klosouski de Andrade (Agente de Desenvolvimento, representante da Prefeitura de Guarapuava), 1ª secretária: Isabela Queiroz (Celeiro de Inovação), e o 2º secretário: Carlos Eduardo Iatskiu (Centro Universitário UniGuairacá). O mandato é de um ano, com possibilidade de recondução aos cargos por mais um.
Atualmente o Fórum é composto por membros representantes de 72 entidades públicas, empresas e instituições privadas de diferentes áreas de conhecimento e atuação. Entre as prioridades da nova gestão, está o avanço na execução das propostas traçadas pela Conferência 2035.
“Desde a sua fundação, o fórum tem a missão, através da ciência, tecnologia e inovação, de ajudar na transformação da cidade, propiciando bem-estar às pessoas. Ele está cumprindo esse papel mais rápido do que se imaginava. Diante de tudo o que foi feito, o nosso desafio é muito maior, mas sabemos que será possível graças à união das instituições integrantes. Queremos aprofundar essa conexão e trabalhar nas metas traçadas para o futuro de Guarapuava”, declarou Thiago.
Além da eleição, a apresentação do programa Crer&Ser, feita pelo secretário de Educação, Pablo de Almeida, esteve na pauta da reunião. Pablo destacou que as ações devem impactar cerca de 120 mil pessoas a partir do trabalho de educação empreendedora e inovação iniciado em escolas e centros municipais de educação.
“Tudo o que é feito em escolas do centro da cidade é ofertado também nas escolas mais distantes do interior, para garantir a todos o acesso ao ensino com qualidade. Entre as novidades, nas próximas semanas vamos levar óculos de realidade virtual e impressoras 3D para todas as escolas. Temos o compromisso de modernizar os meios de ensino, incluindo nossas crianças nas transformações trazidas pela inovação e preparando para os desafios do futuro”, comentou Pablo.
GavConecta
A equipe da Rede Paranaense de Comunicação, RPC, também apresentou o trabalho do GAVConecta, projeto que visa fortalecer as iniciativas e divulgar ideias inovadoras que contribuem para o crescimento local e regional, pensando no desenvolvimento socioeconômico. Entre as ações destacadas em Guarapuava, estão os cursos do Potencial Feminino da Secretaria da Mulher, na área de tecnologia, divulgados por meio da televisão e por meio do aplicativo.
Rota da Inovação
Para incentivar a disseminação da cultura de inovação e gerar desenvolvimento regional, o Fórum de CT&I está organizando missões técnicas de outros municípios para conhecer o Ecossistema de Inovação de Guarapuava.
Os projetos inovadores implantados pela prefeitura por meio das secretarias de Administração, Educação, Inovação e Secretaria da Mulher devem ser apresentados aos visitantes durante o tour. O roteiro inclui instituições de ensino, Cilla Tech Park e Instituto de Pesquisa do Câncer.
História – O Fórum Permanente de Ciência, Tecnologia e Inovação nasceu do plano de ação do ecossistema de inovação dentro do estudo de mapeamento do setor realizado em 2017, pela parceria entre o Sebrae/PR, Prefeitura de Guarapuava e Fundação Certi.
Criado em fevereiro de 2019 para identificar sinergias, convergências de atuação e desenvolver propostas conjuntas em prol da consolidação dos segmentos voltados à tecnologia e inovação da cidade, o Fórum de CT&I tem ajudado a traçar estratégias de desenvolvimento dos setores identificados como potenciais vocações da cidade como o agronegócio, a educação e a tecnologia.