Fornecimento de energia da Energisa é considerado o melhor da região sudeste
Dados divulgados esta semana pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que o serviço de distribuição de energia elétrica da Energisa está entre os melhores do Brasil na categoria empresas com mais de 400 mil clientes. No ranking nacional, a empresa está na quarta colocação. Já na região sudeste, a distribuidora é a primeira colocada, ou seja, com o melhor fornecimento de energia. Isso significa que os cerca de 850 mil clientes dos 82 municípios atendidos pela empresa no interior de São Paulo, sul de Minas Gerais e Guarapuava (PR) tem um fornecimento de energia mais estável e com menos interrupções do que a maioria da população de outros estados brasileiros.
O levantamento também revela que a quantidade de vezes em que a energia é interrompida diminuiu. A informação faz parte do ranking de qualidade dos serviços publicado na terça-feira (15) pela agência reguladora e que avaliou os serviços prestados pelas concessionárias de todo o país em 2021.
Todos os anos, a Aneel verifica, entre janeiro e dezembro do ano anterior, o chamado Desempenho Global de Continuidade (DGC). O estudo considera uma comparação entre a quantidade de horas e o número de vezes que o cliente ficou sem energia. O indicador DEC é usado para medir as horas que o cliente fica sem luz e o FEC acompanha quantas vezes o fornecimento foi interrompido. De acordo ainda com a Aneel, a Energisa Sul-Sudeste possui o melhor DEC do Brasil entre as grandes empresas, ou seja, os clientes atendidos pela distribuidora ficam menos tempo sem energia.
O Grupo Energisa, o maior grupo privado nacional do setor elétrico, teve nove de suas empresas entre as primeiras colocadas: na relação das concessionárias de grande porte (mais de 400 mil unidades consumidoras), sete empresas do Grupo estão entre as 12 melhores. Já entre as distribuidoras de pequeno porte, duas empresas do Grupo Energisa aparecem entre as oito melhores.
Para o eletricista da Energisa Sul-Sudeste, Enilson Guilherme Junior, essa conquista é fruto dos investimentos realizados pela empresa no sistema elétrico e nas equipes. “A empresa vem investindo de forma intensa para manter um fornecimento de qualidade e os clientes destacam isso no dia a dia. É nítida essa evolução e ouvimos muitos relatos de como a energia melhorou e quando acontece algo, ela volta rápido. Nossas equipes também estão preparadas e atuam cada vez mais com agilidade nos atendimentos, seguindo todos os protocolos de segurança”.
O resultado confirma o compromisso da empresa em prestar um serviço cada vez melhor à sociedade e os investimentos feitos pela Energisa ao longo dos quase oito anos de atuação na região, que ultrapassaram o montante de R$ 1 bilhão. Somente em 2022, a concessionária investirá R$ 225 milhões em sua concessão. Segundo o diretor-presidente da Energisa Sul-Sudeste, Gabriel Alves, o sistema elétrico tem recebido melhorias e expansões continuamente.
“Planejamos os investimentos para dar aos nossos clientes a estrutura necessária para manter seu desenvolvimento econômico e social. Hoje, temos confiabilidade para que novas empresas venham investir na região e mais famílias possam ter o conforto que a energia elétrica possibilita. Temos bastante por fazer, sabemos disso, mas essa é uma sinalização que mostra claramente que estamos no caminho certo”, explica
Segundo Gabriel, outro ponto fundamental para a melhoria da qualidade dos serviços são as equipes que estão nas ruas cuidando para que os clientes não fiquem sem energia elétrica. “Nós temos hoje cerca de 1.050 colaboradores e, sem dúvida alguma, o compromisso de cada um deles, em cada cidade onde atuam, faz toda a diferença”, afirma.