Fomento Paraná alerta sobre prazo para renegociar contratos com condições especiais

A Fomento Paraná alerta os empreendedores que possuem contratos de empréstimo ou financiamentos com a instituição financeira do Governo do Estado sobre o prazo para solicitar a renegociação em condições especiais. Disponível até 31 de dezembro, essa renegociação permite, inclusive, estender o prazo de carência e parcelar o crédito em até 60 meses.

De acordo com o diretor jurídico da Fomento Paraná, Nildo Lübke, as condições especiais foram criadas a partir da decretação de estado de calamidade pública, como medida para enfrentamento da emergência de saúde pública no Paraná por conta da pandemia de Covid-19, que tem efeitos até 31 de dezembro de 2021.

“Agora, com o alto índice de vacinação alcançado na população paranaense, reduzindo a contaminação e a ocupação de leitos, e com a atividade econômica sendo retomada paulatinamente nos diversos segmentos, as condições excepcionais também se encerram”, afirma Lübke.

Entretanto, acrescenta, a possibilidade de negociação continua para aqueles que precisam de um pouco mais de prazo. “É para aqueles que ainda estão com alguma dificuldade de faturamento, ou mesmo que tenham outras necessidades mais urgentes no fluxo de caixa para despesas ou recomposição de estoques. Afinal, todo fim de ano tem expectativa de faturamento com as vendas e também outros custos variáveis para equacionar”, detalha o diretor.

De janeiro a setembro deste ano, mais de 2.400 contratos referentes a R$ 87,5 milhões em financiamentos da Fomento Paraná foram renegociados.

Renegociação – As condições de renegociação variam de acordo com a modalidade ou linha de crédito e podem ter descontos de encargos e de juros moratórios em alguns casos, mediante consulta.

Ao renegociar é possível obter novos prazos de carência para retomar os pagamentos, entre duas e oito parcelas. Mesmo contratos de financiamentos que estão com os pagamentos em dia podem ser renegociados para alongar o prazo de parcelamento – até 60 meses – e assim reduzir o valor pago mensalmente.

A renegociação de contratos com a Fomento Paraná pode ser feita mediante solicitação diretamente por meio da rede de agentes de crédito e correspondentes nos municípios parceiros. Em alguns casos, o agente atua na prefeitura, em salas do empreendedor ou agências do trabalhador.

A solicitação também pode ser feita online, no portal institucional da Fomento Paraná (AQUI), por e-mail (cobranca@fomento.pr.gov.br) ou, ainda, por meio do WhatsApp Corporativo (41) 999389215.

Deixe um comentário

Região de Guarapuava registrou 5,3 mil admissões em fevereiro, aponta Caged

Brasil registrou 89.584 admissões de trabalhadores temporários em fevereiro, com destaque para o setor de serviços

 

A região de Guarapuava registrou 5.365 admissões em fevereiro, de acordo com dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. No período, foram 4.466 demissões e saldo positivo de 899 empregos formais na região.

No cenário nacional, o saldo de empregos foi de 431.995 postos de trabalho, resultado de 2.579.192 contratações e 2.147.197 demissões.

Perfil dos contratados e setores em destaque

A maior parte dos trabalhadores admitidos na região tem ensino médio completo (58,62%) e idade entre 18 a 24 anos (30,75%). Em relação ao gênero, 42,42% dos contratados eram mulheres, enquanto os homens representaram 57,58% das admissões.

Entre os setores que mais impulsionaram a geração de empregos na região, serviços liderou com 32,81% das contratações, seguido por comércio, que respondeu por 30,81% dos novos postos de trabalho.

Entre as cidades da região, Guarapuava registrou o maior número de admissões no período, com 2.872 novos contratos. Na sequência, aparecem Palmeirinha (428) e Prudentópolis (418). Em contrapartida, Guarapuava também liderou em número de desligamentos, com 2.574 demissões, seguida por Palmeirinha (386) e Prudentópolis (332).

Cresce contratação de trabalhadores temporários

O levantamento do Caged também aponta que o Brasil registrou 89.584 admissões de trabalhadores temporários em fevereiro, com destaque para o setor de serviços, que foi responsável por 88.704 dessas contratações. Dentro desse segmento, as áreas de informação, comunicação, atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas concentraram a maior parte das admissões. No Paraná, foram 11.003 contratações na modalidade.

Segundo o gerente da Employer Recursos Humanos em Guarapuava, Jefer Caldas, o trabalho temporário tem desempenhado um papel fundamental na inserção de jovens no mercado de trabalho, especialmente para aqueles que buscam o primeiro emprego.

“O trabalho temporário é uma porta de entrada para jovens talentos sem experiência profissional. Além de oferecer uma primeira vivência no mercado, também possibilita capacitação prática e, muitas vezes, abre caminho para uma efetivação”, afirmou.

Municípios da região

Os municípios da região são Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Candói, Cantagalo, Foz do Jordão, Goioxim, Guamiranga, Guarapuava, Inácio Martins, Laranjal, Mato Rico, Nova Tebas, Palmeirinha, Palmital, Pinhão, Pitanga, Prudentópolis, Reserva do Iguaçu, Santa Maria do Oeste e Turvo.

Direitos do Trabalhador Temporário   

Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13° salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.

Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com a possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.