Folclore, gastronomia e recreação ao público

O evento é tradicional e acontece todos os anos. Foto: Reprodução/Agrária.

Evento que já transcende a comunidade de Entre Rios e ganhou o coração de todos que admiram a cultura suábia, a Maibaumfest, ou Festa da Árvore de Maio, chega a mais uma edição neste dia 1º de maio, na Praça Nova Pátria, Colônia Vitória.

Este ano, além das comidas típicas e das apresentações culturais, o evento contará com brincadeiras para o público. A festa, realizada pela Fundação Cultural Suábio-Brasileira, começa às 10h, é aberta ao público e segue durante toda a tarde. Tendas garantirão que a Maibaumfest seja realizada independentemente das condições climáticas.

PROGRAMAÇÃO

Durante todo o dia haverá exibições culturais, iniciando já às 10h, com desfile dos grupos culturais, seguido das apresentações dos grupos de dança dos primeiros anos (educação infantil do Colégio Imperatriz Dona Leopoldina) e infantis.

Às 12h, será servido o almoço com pratos tradicionais, como Schnitzel com salada de batatas, linguiça Knacker com chucrute, Gulasch – prato típico a base de carne bovina, além de bolos e salgados diversos. A animação musical fica por conta do grupo musical Braububen e da orquestra de sopros, ambos da Fundação Cultural.

Às 13h30 ocorre o momento mais aguardado do evento, o erguimento da Árvore de Maio – um mastro adornado com guirlandas e fitas, que no hemisfério Norte significa o início da Primavera, mas que no Brasil é celebrado pelos suábios como forma de agradecimento pela safra. O Maibaum é erguido por membros dos grupos culturais e pessoas da comunidade, e fica exposto na praça até o final de maio, quando é derrubado com uma pequena celebração cultural.

A tarde segue então com apresentações dos grupos de dança sênior, adulto e juvenis. Às 15h30 começa o entretenimento musical com a banda Os Piás.

JOGOS GERMÂNICOS

Para encerrar a tarde, o evento trará uma competição recreativa ao público presente, os Jogos germânicos, em estilo de gincana. Serão várias modalidades de competição em estilo campestre. A inscrição dos competidores e das equipes será feita no próprio dia.

FESTA DA ÁRVORE DE MAIO

Dia 1º de maio de 2019

A partir das 10h

Praça Nova Pátria – Colônia Vitória, Entre Rios

 

Deixe um comentário

Concursos da PM e Corpo de Bombeiros do Paraná estão com inscrições abertas

As vagas a serem preenchidas estão divididas em cinco regiões de concorrência: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel

Abriram, nesta segunda-feira (14), as inscrições para o concurso público que vai contratar dois mil soldados da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e de 600 soldados para o Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR). O prazo de inscrição vai até 13 de maio. Os editais podem ser consultados no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC.

As novas contratações foram anunciadas em janeiro pelo governador Ratinho Junior e visam ampliar o efetivo das corporações à disposição da população em todas as regiões do Estado. Os editais também preveem formação de cadastro de reserva, ficando preenchimento condicionado à Administração Pública.

A taxa de inscrição tem valor fixo de R$ 130, mas é possível solicitar isenção do pagamento até o dia 16 de abril por critérios sociais e outras condições. Para assumir os cargos, os candidatos devem ter concluído um curso de nível superior em qualquer área de graduação – esse é o primeiro concurso com esse dispositivo, criado pela lei estadual 21.828/2023 –, ter no máximo 30 anos e possuir Permissão Para Dirigir ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B.

O candidato também deverá declarar no ato da inscrição que está em dia com as obrigações eleitorais, nos termos da legislação eleitoral.

As vagas a serem preenchidas estão divididas em cinco regiões de concorrência: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel. Há reservas 201 vagas para afrodescendentes na Polícia Militar e de 60 no Corpo de Bombeiros Militar.

As provas serão realizadas em Curitiba, Cascavel, Campo Mourão, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

Na primeira etapa, que acontecerá no dia 29 de junho, os concorrentes realizarão provas objetivas e discursivas de caráter eliminatório e classificatório. Na sequência os candidatos classificados passarão por exames de capacidade física, avaliação psicológica e exame de sanidade física, seguido de uma última fase de investigação social conduzida pela própria corporação para a qual prestaram o concurso.

Os editais completos dos dois concursos estão no site do IBFC.