Fios pendurados ou soltos causam riscos à população
Já virou rotina ver fios arrebentados nos postes, pendurados e caídos nas calçadas e nas ruas de diversos bairros, principalmente na região central, de Guarapuava. Como, na maioria da vezes, os moradores não sabem se são fios que carregam eletricidade, ou não, fica a preocupação com a garotada que pode mexer e até querer brincar com os fios, e, por isso, pedem algum tipo de fiscalização e de manutenção.
Os causadores desse problema são das mais diversas naturezas, como furto e desleixo das companhias, em geral de telefonia e tevê a cabo. Um descaso que incomoda, diretamente quem mora perto desses fios caídos ou pendurados.
“É muito comum ver fio pendurado. Na maioria das vezes é caminhão que passa pela rua e arrebenta. Uma vez deu um curto-circuito que chegou a soltar faísca. O problema é que eles demoram para arrumar e todo mundo tem medo porque junto com os de telefone tem os de energia, agora como podemos identificar?”, questionou a moradora do Centro, Alda Pelissari.
Para Orlando Duarte, os constantes cabos de telefonia soltos sobre a via pública são um verdadeiro “perigo de acidentes”. O morador procurou nossa reportagem, lamentando o que considera um “desrespeito” e uma “irresponsabilidade” por parte das empresas e do poder público. “São cabos que rompem, constantemente, e que permanecem ligados aos postes de iluminação, pendurados sobre a via pública, com alto grau de risco a motociclistas, pedestres, idosos e crianças, que, são curiosas e podem querer tocar ou mesmo puxar os cabos soltos”, desabafou Orlando.
Energisa – A Energisa esclareceu que os fios soltos, na maior parte dos casos, não se trata de cabos de energia e pertencem a empresas de telefonia. A concessionária informou que notificará as empresas responsáveis pelos fios para que façam os reparos necessários. Além disso, a Energisa orienta a população para que, caso encontre fios soltos na rua, não se aproxime em hipótese alguma.
Se o cabo partido estiver sobre o seu veículo, permaneça dentro do veículo. Caso você esteja do lado de fora, não chegue perto até porque mesmo um fio de telefone pode apresentar riscos quando está ligado com a energia elétrica. Portanto, nunca se deve chegar perto de um fio solto, principalmente quando não souber identificar a originalidade dele.
Segurança com cabos e fios partidos:
Os cabos da rede elétrica podem se partir por diversas causas: vandalismo, pipas na rede, colisões de veículos em postes, excesso de carga por ligações à revelia, árvores na rede, dentre outras. E, mesmo partidos e sobre o solo, os cabos podem estar energizados. Por isso, é importante as seguintes orientações:
– Nunca toque ou se aproxime de cabo partido;
– Não tente socorrer ninguém que estiver preso a um cabo partido. Você, certamente, será eletrocutado também;
– Nas colisões de veículos com os postes da rede elétrica, os cabos elétricos poderão caír sobre o solo, cercas, sobre residências ou sobre veículos. Nesse caso, não saia de dentro do carro.
Em qualquer dos casos, ligue imediatamente para a central de atendimento: 0800 70 10 326.