Com a chegada do Dia de Finados, os fiscais do Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Guarapuava foram até as floriculturas e lojas especializadas para pesquisar os preços praticados na cidade.
As maiores variações foram encontradas no preço das flores do tipo Kalanchoe (vaso pequeno), com diferença de 157%, e nas coroas ornamentais, 140%. Já os menores índices foram registrados na flor do tipo Gérbera (unidade) e Rosa (buquê 06 unidades), com variação de 20%. A Flor do Campo (pacote) e Rosa (buquê 12 unidades) estão com preço oscilando em 25%.
A coordenadora do Procon, Luana Esteche, explica a importância da pesquisa de preços para coibir abusos. “Nossa recomendação sempre é destinar um tempinho para fazer as compras. Especialmente nessa época, alguns produtos podem ter o preço inflacionado pelo aumento da procura, mas, mesmo assim, é possível economizar”, defendeu.
A consulta foi realizada nos dias 25 e 26 de outubro. Para saber a lista dos produtos pesquisados e os valores, clique aqui.