Ritmo, movimento e diversidade marcaram o primeiro dia da quarta edição do Viva Dança nesta sexta-feira (26), no Teatro Municipal Marina Karam Primak. O evento, que integra as ações do Circuito Viva Dança, é promovido pela Prefeitura de Guarapuava, por meio da Secretaria de Cultura, e tem como intuito evidenciar a dança e a cultura do Município.
“Hoje temos mais uma evidência da atitude certa e sensível do prefeito Celso Góes na criação da Secretaria de Cultura. O guarapuavano sempre gostou de arte e cultura e a prova disso são os eventos que sempre estão cheios. Estamos trabalhando para ampliar cada vez mais nossa atuação e democratizar a cultura em Guarapuava. O Circuito Viva Dança é a união de culturas e arte, possibilitando que companhias, escolas de danças e grupos independentes apresentem seus talentos”, destacou o secretário de Cultura, Cristhian Lucas.
Com o teatro lotado, mais de 200 artistas de diferentes escolas, companhias e grupos de dança realizaram um espetáculo que contou com um repertório que foi da cultura gaúcha ao samba. Somente no primeiro dia, mais de 30 apresentações encantaram o público, que interagiu do início ao fim.
“Como é legal ver o apoio dos familiares e também dos guarapuavanos aos nossos artistas locais. Vemos que a dança está movimentando muito a nossa cidade. Tivemos nesta semana uma infinidade de workshops aqui no Teatro e também em alguns bairros da cidade, que levaram arte e cultura para muitas pessoas. Ficamos muito felizes em ver o resultado de tudo isso e continuaremos trabalhando para promover ainda mais momentos como esse”, enfatizou Gabriela Oliveira, bailarina e coordenadora do Teatro Municipal.
Rafael Stana, foi um dos dançarinos que se apresentaram na sessão desta sexta-feira (26). O bailarino, comenta a importância de ações como o Viva Dança para o desenvolvimento da cultura e da arte no município e na valorização dos artistas locais.
“O Circuito Viva Dança é um evento muito importante para a arte de nossa cidade, para os bailarinos e para a formação de plateia. É nítido ver a transformação desse setor após a criação da Secretaria de Cultura. Estamos tendo oportunidade de mostrar nosso talento em nossa cidade, por isso para nós bailarinos é um enorme prazer participar desses eventos”, contou o bailarino do Cep Danças Romani.
“Estamos aqui com a família toda para ver minha irmã se apresentar. É ótimo ver o desenvolvimento dela, desde a coordenação motora até a criatividade. É super importante esse movimento da cultura e da dança que faz toda essa conexão de estilos e de gerações. Parabéns a todos os organizadores por esse lindo espetáculo”, expressou Kechylinn Larissa Santos, de 27 anos, que foi assistir à apresentação da irmã Aline Santos, de 7 anos.
Além do fortalecimento da cultura, o evento foi solidário, tendo como pedido a doação de 1 quilo de alimento não perecível. Os ingressos foram disputados e limitados a dois por pessoa. As arrecadações chegaram a marca de meia tonelada e serão destinados a instituições de assistência social de Guarapuava.
O Circuito Viva Dança segue neste sábado (27), a partir das 19h, no Teatro Municipal Marina Karam Primak, com o segundo dia do espetáculo de dança guarapuavano, que terá repertório diferente do já apresentado nesta sexta-feira (26). Os ingressos para o segundo dia já estão esgotados.