Feirantes de Guarapuava participam de feiras em Curitiba

Nesse domingo (09), a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, promoveu, por meio do Projeto Orquídea, uma visita técnica às feiras de artesanato de Curitiba. A visita teve o objetivo de levar os feirantes do município de Guarapuava que participam das oficinas de Empreendedorismo e Economia Criativa, para conhecerem a Feira do Largo da Ordem e a Feira da Primavera. Conforme Priscila Schran, secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, a intenção foi ver como é a organização das grandes feiras da Capital, além de desenvolver a criatividade dos feirantes de Guarapuava. 

“Nós temos hoje a Feira da XV que acontece todo mês em Guarapuava. E, junto com essa feira, temos uma parceria com o departamento de Economia da Unicentro para que haja uma formação para esses feirantes. Essas oficinas são ministradas pela professora Raquel Virmond Dalla Vecchia, da Unicentro. Dessa forma, a visita foi para a gente se inspirar na organização das feiras de Curitiba, sem contar na inspiração de novos produtos”, pontuou.

Os feirantes foram recebidos pela coordenadora das feiras de artesanato de Curitiba, Tangrian Cunico Santos. A coordenadora, além de apresentar a feira, também respondeu às perguntas dos convidados. Atualmente, a feira do Largo da Ordem conta com 1100 feirantes e ocorre todo domingo. Por meio das feiras, o comércio, turismo e a questão cultural são fortemente movimentados. E, a população do município ganha em qualidade de vida quando conhece e passeia pela feira.

Além disso, as feiras oferecem trabalho e renda para os artesãos. “Com as feiras, podemos oferecer estrutura para o comércio. Pois, os feirantes já produzem muito bem e fazem coisas de muita qualidade, mas o que queremos, é oferecer para eles a oportunidade de vender e captar clientes”, comentou Priscila. “Com a visita, isso se tornou mais possível e trouxe uma nova visão para eles”, reiterou.

Deixe um comentário