Feira do Produtor fomenta empreendedorismo rural

As Feiras do Produtor de Guarapuava, têm a participação de produtores rurais e urbanos, oferecendo verduras, legumes, frutas, panificação, embutidos, doces e artesanatos. Os eventos garantem a oferta regular de produtos de qualidade com preços diferenciados. Ao comprar nas feiras, o consumidor tem acesso a produtos de qualidade e proporciona um aumento de renda aos produtores rurais. A feira conta ainda com praça de alimentação no local.

O produtor João Machado, de 54 anos, mais conhecido como João Caldo de Cana, participa da feira há mais de 10 anos. Segundo ele, as feiras têm a capacidade de aproximar as pessoas do meio rural de quem mora na cidade.

“Participo desde a primeira feira. É muito importante, porque aqui, o produtor produz e vende. Você não está comprando de segunda mão, é produto de qualidade. A gente passou um tempo difícil na pandemia. À época, o produtor produziu e não conseguiu vender na feira, porque estava tudo parado.

Aqui, a comercialização é mais fácil. O pessoal vem comprar. Na pandemia, o pessoal tinha que sair de casa em casa, entregar nos mercado, entregar mais barato o produto para não perder. Mas já vai fazer quase um ano, desde que a feira está voltando tudo ao normal. Então, estamos com os trabalhos a todo vapor. Essa feira nunca vai parar, porque temos a Secretaria da Agricultura e a Prefeitura que nos apoia e ajuda bastante”, declarou João.

Cronograma das feiras

– Paróquia Santana – Terças-Feiras – 13h às 17h

– Paróquia Divino Espírito Santo (Vila Bela) – Quartas-Feiras – das 13h às 17h

– Paróquia São João Bosco (Vila Carli)- Quintas-Feiras – 13h às 17h

– Paróquia Santa Cruz e Nossa Senhora das Dores – Quintas-Feiras – 13h às 17h

– Espaço do Cidadão da Primavera- Sextas-Feiras – 13h às 17h

– Escola Municipal Conrado Gonçalves de Oliveira (Bonsucesso)- Sábados – 8h às 12h.

Deixe um comentário

Itaipu promove campanha de limpeza do lago em parceria com pescadores

Iniciativa terá oito dias de coleta ao longo do mês de abril, em 10 municípios lindeiros, abrangendo vários pontos de pesca

A Itaipu Binacional deu início, na terça-feira (01), à 12ª segunda campanha de limpeza do lago, iniciativa que faz parte do convênio Linha Ecológica, entre a empresa e o Conselho dos Municípios Lindeiros. Ao todo, serão oito dias de atividades realizadas em conjunto com as 12 colônias, envolvendo um total de 353 pescadores. A expectativa é retirar entre 20 e 30 toneladas de lixo do reservatório, conforme a média das edições anteriores.

Mais do que uma ação de melhoria da qualidade ambiental do lago, a campanha tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a destinação correta dos resíduos; valorizar o papel das comunidades pesqueiras como agentes ambientais; além de destinar parte dos materiais recolhidos a Unidades de Valorização de Recicláveis (UVRs) (em média, 30% dos resíduos são encaminhados para reciclagem).

Segundo Rinaldo Antonio Ribeiro Filho, a Itaipu vê os pescadores como parceiros no cuidado ambiental com o reservatório. “Eles estão todos os dias no lago. Portanto, são os primeiros a enxergarem qualquer problema. Daí a importância de valorizar os pescadores, pela atividade extrativa que é a renda dessas pessoas, e pela atuação como agentes ambientais”, afirmou.

Comumente, são retirados diversos tipos de materiais, desde latinhas e garrafas pet a utensílios domésticos, materiais eletrônicos e até móveis. Porém, o mais preocupante são as embalagens de agrotóxicos, óleos combustíveis e lubrificantes. “São contaminantes que comprometem os vários usos do reservatório, como o abastecimento e o lazer, além de se acumularem na cadeia alimentar, com riscos para a saúde humana”, completou Rinaldo.

A atividade começou pela colônia Z12, de Foz do Iguaçu, com a participação de 22 pescadores em 11 embarcações. Ao longo do dia, foram retiradas cerca de duas toneladas de lixo. Por meio do convênio, a Itaipu apoia a ação fornecendo EPIs (como camisetas com proteção UV, bonés e luvas), combustível e óleo para barcos, sacos de lixo e alimentação para o dia de atividade.

Entre os participantes em Foz, estava o casal Cecílio Panstein Filho e Maria das Graças Ramos da Cruz Panstein. Pescadores desde 1993, eles já participaram de várias campanhas como esta. “Essa ação é muito boa. A gente participa porque beneficia a colônia”, afirmou Cecílio. “Antes de ter essa ajuda da Itaipu tinha ainda muito mais lixo nas barrancas do rio”, completou Maria das Graças.

A campanha segue até o próximo dia 30 de abril. Confira as próximas datas: Santa Terezinha (04/04), São Miguel do Iguaçu (08/04), Itaipulândia (11/04), Santa Helena (15/04), Entre Rios e Pato Bragado (17/04), Marechal Cândido Rondon e Mercedes (24/04) e Guaíra (30/04).