Família Acolhedora realiza reunião mensal em comemoração ao Dia das Crianças
Em comemoração ao Dia das Crianças, festejado nesta quarta-feira (12), o Serviço Família Acolhedora de Guarapuava reuniu as famílias e os acolhidos nesta segunda-feira (10) para a reunião mensal do Serviço. Neste mês, o encontro foi temático para as crianças.
“Esses encontros servem para que a gente possa reunir as famílias em um momento lúdico e de troca de experiências. Neste mês, está sendo alusivo ao Dia das Crianças, mas sem deixar de lado a aproximação e a socialização entre as famílias e o serviço de acolhimento familiar. Nós precisamos trabalhar em sincronia com as crianças, as famílias acolhedoras e junto com a equipe técnica. Para que a gente consiga obter o máximo da nossa excelência, buscamos sempre fazer o melhor e buscando trazer a proteção integral da criança, que é o nosso objetivo maior“, destaca Cleide Moreira, coordenadora e assistente social do Serviço Família Acolhedora de Guarapuava.
O encontro foi marcado por muita diversão, brincadeiras, pintura de rosto, atividades de recreação e diversas guloseimas para as crianças e famílias acolhedoras. Para uma das famílias participantes do Serviço, a ocasião se faz importante em vários aspectos, entre eles a convivência e a troca de experiências entre crianças, adolescentes, as famílias e a equipe técnica.
“É muito importante essa troca que a gente tem. Essa reunião a gente faz praticamente mensalmente e é muito legal para as crianças interagirem, terem essa troca de informações e se divertirem. O acolhimento é um ato de amor. E neste mês, em especial, é maravilhoso o sentimento de realizar o desejo da criança e de entregar para ela tudo aquilo que ela merece”, pontua uma família participante do Serviço.
As atividades contaram com parceria da Secretaria de Esportes e Recreação para o desenvolvimento das atividades de recreação e brincadeiras.
O Serviço
Atualmente, 23 famílias estão habilitadas a receber temporariamente em suas casas, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade encaminhados pela Justiça. Atualmente, 16 famílias estão recebendo 26 crianças e adolescentes. A equipe do serviço, capacita e acompanha diariamente as famílias e os acolhidos.
“O (projeto) Família Acolhedora de Guarapuava é referência para o Paraná. Essas atividades conseguem incentivar e fortalecer esse vínculo com as famílias também. Além da convivência familiar, essa é uma possibilidade da convivência em comunidade. É o momento ideal para que ocorra essa troca de experiências entre famílias, crianças e a própria equipe que trabalha individualmente com as famílias diariamente”, enfatiza a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Lodi.