Conforme informou a prefeitura de Guarapuava, nesta quarta-feira (08), abriram as inscrições para pessoas que desejam participar do Família Acolhedora, programa da secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
A pasta é responsável por capacitar famílias que desejam acolher temporariamente em casa crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente.
“O Serviço Família Acolhedora é uma modalidade de acolhimento para crianças e adolescentes que neste momento precisam estar em medida de proteção, a qual possibilita a convivência familiar e ampliação das redes de relações importantes para o desenvolvimento, com o menor o impacto”, destacou a coordenadora e Assistente Social do programa, Regiane Cristina Lopes de Moraes.
Desde 2017, o serviço funciona devido a parceria entre a prefeitura de Guarapuava, Ministério Público e Poder Judiciário. Atualmente, 16 famílias acolhem 26 crianças.
As equipes do programa ficam à disposição das famílias, crianças e adolescentes, diariamente, em plantões de vinte e quatro horas. Durante o tempo de acolhimento, o atendimento é feito por psicólogos e assistentes sociais.
Os requisitos para participar da seleção são:
Ter no mínimo 21 anos, sem restrição ao sexo e estado civil;
Não pode estar inscrito no Cadastro Nacional de Adoção.
A pessoa deve residir no mínimo há um ano em Guarapuava
Ter renda fixa comprovada;
Todos os membros familiares devem estar de acordo;
Não possuir antecedentes criminais;
Participar dos processos de capacitação oferecidos pelo Serviço;
Apresentar um parecer psicossocial favorável, expedido pelo Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora.
Como fazer a inscrição
As inscrições para cadastro devem ser feitas na sede do Serviço de Família Acolhedora, que fica na rua Presidente Getúlio Vargas, n° 2077, Centro. Das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. Informações pelo telefone (42) 3623-7915.