A Secretaria de Saúde de Guarapuava informa que o Fala Saúde possui novas funcionalidades. O aplicativo facilita a interação da população com o sistema público de saúde. Segundo a secretaria, a implementação dos novos recursos melhora a experiência do usuário e garante ainda mais sua utilidade no dia a dia.
“Temos buscado aprimorar as funcionalidades do aplicativo Fala Saúde, para que ele seja um instrumento efetivo de acesso aos serviços disponíveis no sistema. Essa é mais uma ação desenvolvida para o Projeto Saúde Digital, assim como o SARA, que busca facilitar a vida da população por meio da tecnologia”, declarou o diretor do Departamento de Tecnologia e Inovação em Saúde, Luiz Augusto Klosowski (Guto).
O Fala Saúde Guarapuava pode ser instalado em dispositivos móveis de sistema Android e IOS, por meio da loja de aplicativos. Até o momento, 91.442 usuários estão cadastrados e podem usar o sistema.
Agora, o usuário pode verificar a relação de medicamentos e em quais unidades estão disponíveis, facilitando a procura. Esta funcionalidade pode ser acessada pela aba “Medicamentos”.
Outra novidade incluída no aplicativo, é a possibilidade de verificar quantas consultas médicas foram realizadas no dia nas Unidades de Urgência e Emergência do Município. O objetivo da prática é a transparência com os usuários. Esta informação é encontrada junto dos dados sobre a quantidade de paciente aguardando acolhimento, quantidade de pacientes aguardando consulta, e quantidade de médicos atendendo. Para acessar, basta clicar na função “UPA”.
Além disso, diversas funcionalidades também são disponibilizadas para os usuário. No item “Minha Saúde”, são apresentados os últimos atendimentos do paciente; problemas, condições e alergias; medicamentos ativos; embretes e outros procedimentos. Em “Vacinas”, é possível conferir se o usuário recebeu todos os imunizantes necessários, assim como as vacinas aplicadas e duas opções de impressão: Carteira de Vacina e Atestado de Vacinação.
As demais abas do aplicativo permitem o acesso a dados como as informações de atendimentos agendados previamente; notícias relacionadas à saúde do Município; pesquisas de satisfação e agendamentos de consultas para confirmação; telefones de serviços públicos (SAMU, Polícia e Bombeiros); perguntas frequentes; Cartão Nacional de Saúde; documentos relacionados à saúde e assinados eletronicamente, como prescrições, atestados médicos e declarações; agendamentos de teleatendimento para confirmação; e agendamento de procedimentos nas Unidades de Saúde.
Pelo aplicativo, os usuários também podem ser redirecionados para outros serviços, sendo eles a Assistente Virtual SARA, que realiza triagem e teleatendimento, se necessário, e o Conecte SUS, aplicativo oficial do Ministério da Saúde para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).