Estudo identifica 487 imóveis públicos sem uso

O chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Eduardo Sciarra, informou nesta quinta-feira (19) que uma comissão especial formada por servidores avaliou a situação dos imóveis que estão no Patrimônio do Estado e identificou 487 bens públicos que podem ter nova destinação. No total, a administração estadual tem cadastrados 8.500 imóveis próprios.

Os 62 imóveis listados no anteprojeto de lei encaminhado à Assembleia Legislativa nesta semana pela Casa Civil, tratando da alienação de bens, fazem parte deste estudo. O número representa cerca de 12% do total de imóveis estaduais que não estão sendo utilizados atualmente, para os quais o governo avalia alternativas como a ocupação por órgãos públicos que hoje estão em espaços locados, cessão, comodato ou alienação.

Sciarra esclarece que nenhum dos imóveis listados na mensagem enviada para a análise dos deputados está à venda neste momento, pois somente com a autorização legislativa é possível iniciar os procedimentos administrativos. A autorização legislativa é um ato formal necessário, como acontece em outras situações, explica.

O secretário reforçou que a fase legislativa é a primeira de várias etapas necessárias antes da abertura da concorrência pública. Cada leilão ocorrerá de acordo com a conveniência para a sua realização. Ainda não há nenhuma data definida, nem para a publicação de editais, ressaltou Sciarra.

Para ele, há uma ação intencional para disseminar a desinformação sobre o processo. A lógica que nossos adversários adotam é criar uma versão para confundir a opinião pública. É a lógica política para desgastar o governo. Apostam que a versão pode suplantar os fatos, avalia o chefe da Casa Civil.

Sciarra afirmou que o texto enviado aos deputados estaduais é claro em relação a quais imóveis poderão ir a leilão. São 51 terrenos e áreas, sete casas, três salas comerciais e um sobrado. Dos 62 bens listados no anteprojeto, 61 pertencem ao patrimônio do Estado e um é da Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná).

O chefe da Casa Civil explica também que o conteúdo da mensagem que deverá ser votada é formado por apenas três documentos: justificativa, texto da lei e a lista de 62 imóveis. Os demais relatórios e planilhas anexadas ao processo têm caráter meramente informativo e ilustrativo, inclusive listando bens que não serão leiloados.

São subsídios para instruir a mensagem. As informações suplementares demonstram que o governo, com transparência, está fazendo uma análise ampla do seu patrimônio com a intenção de dar uma destinação correta aos bens do Estado, afirmou Sciarra.

 

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril