Estudantes de Guarapuava estão entre os premiados do Crea Melhores TCCs

Os vencedores do Prêmio Crea-PR Melhores TCCs foram divulgados no site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea). A lista reúne trabalhos de diversas instituições de ensino e cidades paranaenses, entre elas, de dois estudantes de universidades guarapuavanas.

Um dos assuntos vencedores dessa edição do Prêmio é: Metodologia e Análise para Avaliação do Estoque de Carbono (EC) em Cronossequência Agroflorestal. Ele foi escolhido pela formanda Marina Duda do Amaral, para a conclusão do curso de Geografia – Bacharelado pela Unicentro (Universidade Estadual do Centro Oeste).

“A escolha do tema partiu de convivência no laboratório com meu orientador, que estava desenvolvendo mestrado. Achei um tema muito relevante e de extrema importância. Além disso, amo trabalhar com solos”, afirmou Marina.

O trabalho mostra que sistemas agroflorestais possuem grande potencial no auxílio à manutenção e regeneração ambiental, considerados importantes estratégias de manejo para o aumento do sequestro de carbono no solo em áreas agrícolas.

“Estou me sentindo muito orgulhosa por esse reconhecimento. Também tenho muito orgulho em ser geógrafa e sou muito grata aos meus orientadores, Breno e Glauco”, comemora a premiada.

Outro assunto vencedor do Prêmio foi: redução de consumo de vapor e aumento de eficiência, apresentado pelo João Paulo Andrade da Silva, formando do curso de Engenharia Mecânica, do Centro Universitário Campo Real.

João Paulo com sua banca examinadora, após apresentação do TCC (Foto: Arquivo pessoal)

“Quando iniciei a graduação, em 2017, estava atuando na área de manutenção industrial. Por estar na área, consegui enxergar várias oportunidades no setor de geração de vapor e uma boa oportunidade de aplicar, na prática, grande parte do conhecimento que estava adquirindo no decorrer do curso. Por isso, escolhi trabalhar essa temática no TCC”, pondera João.

O trabalho desenvolvido pelo estudante buscou a redução de consumo de vapor em caldeiras mistas aquatubulares e flamotubulares modelo HBFS, com o intuito de apresentar para uma fábrica de papel no interior do Paraná as melhorias pertinentes na caldeira e seus componentes para um ganho tanto financeiro, como operacional para equipamentos geradores de vapor.

“Em um primeiro momento fiquei muito surpreso com o Prêmio. Na área de Engenharia, costumamos nos cobrar muito e, na minha percepção, o estudo ainda levaria alguns anos para ficar completo. Porém, em um segundo momento, o sentimento foi de que todas as noites e finais de semana dedicados para tal, não foram em vão. Missão cumprida”, avalia o premiado.

Sobre o Prêmio

As indicações para essa iniciativa são por meio do Colégio de Instituições de Ensino – CIE Estadual, Colégio de Entidades de Classe – CDER Estadual e Colégio Estadual de Inspetores – CDIN.  Nos últimos cinco anos, 960 trabalhos foram publicados e já somam mais de 30.000 acessos na Revista Técnico Científica do Crea-PR.

Para o presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha de Oliveira, este é um ano especial por conta do maior número de trabalhos inscritos nesta edição do Prêmio.

“Neste ano, tivemos mais de 330 indicações de trabalhos de conclusão de curso, onde foram contemplados 20 TCCs de destaque de 11 Instituições de Ensino. Estou muito feliz em poder encerrar a minha gestão com esse resultado”, afirma.

Os 20 TCCs premiados serão expostos durante o 30º Fórum de Docentes e Discentes nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2023, em Curitiba, além da divulgação na página do Portal da Educação do Crea-PR como “Melhores TCCs 2023”.

“Essa ação do Crea-PR promove o reconhecimento dos esforços dedicados pelos estudantes nas respectivas esferas de formação, bem como nos trabalhos de conclusão de curso bem elaborados e contribui para a inserção no mercado de trabalho.

Além disso, colabora para aproximação do Conselho e instituições de ensino e com os jovens profissionais”, enfatiza o gerente de relações institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.

Os TCCs – Trabalhos de Conclusão de Curso, são apresentados em cursos ofertados por IES – Instituições de Ensino Superior, nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências que pertencem ao Sistema Confea/Crea. Todos são avaliados por uma equipe de mais de 200 profissionais, sempre atentos à aplicabilidade dos assuntos e da inovação.

Entre os anos de 2017 até 2022, essa iniciativa já premiou 106 trabalhos nas mais variadas modalidades: Civil, Elétrica, Mecânica e Metalúrgica, Química; Geologia e Minas, Agrimensura, Agronomia e Segurança do Trabalho.

Entre os objetivos, o Prêmio busca valorizar o conhecimento técnico e científico relacionado às áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências e proporcionar a difusão da produção acadêmica aos profissionais, por meio de suas entidades de classe organizadas, visando o constante desenvolvimento e atualização de conhecimentos técnicos.

Além dos vencedores, o endereço eletrônico do Crea-PR permite consultar o tema escolhido por cada acadêmico premiado e também conferir os trabalhos na íntegra.

Deixe um comentário