Estiagem: Famílias afetadas receberão água potável de Secretaria e Defesa Civil

Diante da estiagem que afetou Guarapuava, a Secretaria Municipal de Agricultura e a Defesa Civil estão mobilizadas para fornecer água potável para comunidades e famílias atingidas no interior do município. Entre elas, estão as localidades de Banhados (Entre Rios), Mato Dentro (Guairacá) e Assentamentos Rosa e Bananas (Guará). 

“Em algumas localidades, temos algumas famílias cuja principal fonte de água diminuiu ou secou completamente e estão com dificuldade de abastecimento. Estamos mobilizados para não só fornecer a água, como verificando a logística de armazenamento necessária, pois não sabemos por quanto tempo o problema deve persistir”, afirmou o secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro.

Em reunião realizada nessa terça-feira (11), foram definidos os locais a serem atendidos e os meios para subsidiar o fornecimento da água, além do transporte.

“Um cronograma será organizado para atender a todos os que precisam. A dificuldade maior é porque em alguns locais não há armazenamento de água. Vamos seguir monitorando a situação para que ninguém fique sem atendimento”, afirmou Simone Lozeckyi, coordenadora da Defesa Civil.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) também irá designar uma assistente para fazer o estudo social das famílias de agricultores atingidas.

Crise Hídrica – O Governo do Paraná prorrogou por mais 180 dias a situação de emergência hídrica em todo o estado com a publicação do Decreto 9989 de 22 de dezembro de 2021, em razão do período de estiagem que prejudicou o abastecimento de água.

O Estado também decretou situação de Emergência nas áreas dos Municípios atingidos pela estiagem, Decreto 10002 de 30 de dezembro, considerando a estiagem que afeta o Paraná desde a metade de 2019, baseado no parecer da defesa Civil, dispensando licitação de contrato de aquisição de bens necessários às atividades em resposta ao desastres, de prestação de serviços e de obras relacionados com a reabilitação dos cenários dos desastres.

Planejamento – Para solucionar o problema, a Secretaria de Agricultura já iniciou a perfuração de poços artesianos em comunidades do interior do município que enfrentam o problema da falta d’água, além de investir na proteção de nascentes que compõem o manancial que abastece a cidade.

Deixe um comentário

Prefeitura abre inscrições para Programa Habitacional Vida Digna 2 na próxima segunda

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal

A Prefeitura de Guarapuava, juntamente com a Secretaria de Habitação, abre as inscrições para seleção 99 beneficiários do Programa Habitacional Vida Digna 2, que faz parte do Programa Minha Casa, Minha Vida – Faixa 1. As etapas são: cadastro, avaliação do cadastro e a hierarquização das famílias dentro das seleções do decreto. Essa iniciativa visa assegurar uma moradia digna para famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O programa oferece às famílias a possibilidade concreta de acesso à moradia digna, com critérios claros e baseados na legislação federal. A participação na seleção pode significar uma mudança verdadeira na vida dos beneficiários, oferecendo mais segurança, estabilidade e pertencimento.

As inscrições abrem na próxima segunda-feira (14), e podem ser feitas online ou presencialmente, na prefeitura das 8h às 11h ou na Secretaria de Habitação durante o horário comercial. As inscrições presenciais precisam ser agendadas e podem ser feitas AQUI.

Secretário de Habitação, Gustavo Pedrosa, destacou como serão realizadas as inscrições. “As famílias que desejarem realizar o agendamento poderão ser atendidas na Prefeitura, das 8h às 11h, nos guichês do Alvará. Também estaremos atendendo durante todo o dia, em horário comercial, na Secretaria de Habitação. Convidamos todas as famílias a se inscreverem, esta é uma excelente oportunidade para conquistar a casa própria”, disse o secretário.

Para participar é necessário atender aos seguintes critérios cumulativos:

Ter mais de 18 anos;
Possuir renda familiar mensal bruta de até R$ 2.850,00;
Residir em Guarapuava há pelo menos dois anos;
Não possuir imóvel residencial em seu nome (exceto em situações previstas em lei);
Não ter sido beneficiado anteriormente por programas habitacionais de interesse social;
Estar regularmente inscrito e com dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

Documentos necessários para inscrição:

Os interessados deverão apresentar os seguintes documentos do titular e dos membros da família maiores de 18 anos:

Documento de identificação com foto (RG, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Alistamento Militar, etc.);
CPF e, no caso de filhos menores, certidão de nascimento;
Comprovante de residência atualizado;
Comprovantes de renda familiar;
Atestado médico com CID (caso haja doença diagnosticada);

As inscrições online poderão ser feitas AQUI , a partir do dia 14 de abril