Estado vai discutir plano de carreira dos servidores das universidades
O Governo do Estado implementou um grupo de trabalho para discutir os Planos de Carreira dos Docentes e Universitários do Estado do Paraná. Segundo o Governo, ele funcionará nos mesmos moldes dos colegiados que ajudaram a formular as novas tabelas de remuneração da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica e dos servidores do Quadro Próprio da Secretaria de Estado da Saúde e Quadro Próprio do Poder Executivo.
O Grupo de Trabalho é composto por representantes dos seguintes órgãos e entidades: Casa Civil; Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Secretaria de Estado da Fazenda; Secretaria de Estado da Administração e da Previdência; Secretaria de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes; e representantes titulares do sindicato dos Docentes e Universitários do Estado do Paraná.
Eles se reunirão em caráter ordinário, a cada dez dias, e, de forma extraordinária, a critério da Casa Civil. O grupo terá até 90 dias para concluir seus trabalhos, a partir da data de designação de seus representantes. O objetivo é construir um relatório que aponte as principais necessidades da categoria e os pontos da carreira que podem ser modernizados, dando prosseguimento nas políticas públicas para a área.
No ano passado, como parte desse projeto de modernização da estrutura das sete universidades, foi aprovada a Lei Geral das Universidades, que padroniza a gestão de pessoal, custeio e investimento nas instituições, a partir de critérios públicos, transparentes e auditáveis, e a legislação que regulariza cargos em comissão e funções gratificadas, além da ampliação das possibilidades de parcerias com a iniciativa privada.