Escolas municipais recebem kits de primeiros socorros
A Secretaria Municipal de Educação (SME) iniciou a entrega de kits de primeiros socorros para todas as escolas e CMEIs (Centros Municipais de Educação) da rede de ensino municipal. A ação visa oferecer mais proteção no ambiente escolar e possibilitar o atendimento qualificado em casos de emergência.
“Acreditamos que a escola, além de ser um local de ensino e aprendizagem, também deve ser um ambiente seguro e preparado para lidar com situações de emergência. A presença destes kits de primeiros socorros, aliados com os profissionais capacitados, podem fazer toda a diferença no atendimento a um aluno que se machuque ou se sinta mal durante o período escolar. Podemos garantir que todas as unidades de ensino da nossa rede estejam equipadas com kits completos e atualizados, garantindo um ambiente mais seguro e acolhedor para todos”, sublinhou o Secretário de Educação, Pablo de Almeida.
Desde outubro de 2018, as instituições de educação infantil e básica, públicas e privadas, devem ter servidores capacitados e equipamentos adequados para prestar atendimentos de assistência médica imediata.
O decreto surgiu após Lucas Begalli, um aluno de 10 anos, ter perdido a vida em uma excursão escolar na cidade de Campinas. A causa da morte, declarada como asfixia mecânica, ocorreu com um pedaço de salsicha de um cachorro-quente servido no lanche. A Lei nº 13.722, de 4 de outubro de 2018, conhecida como Lei Lucas, determina que os estabelecimentos de ensino da rede pública ou privada, devem dispor de kits de primeiros socorros conforme orientações das entidades especializadas em atendimento emergencial à população.
“Essa ação é muito importante, porque visa garantir que todos saibam agir nos primeiros instantes após um acidente, mantendo a vítima segura até que a ajuda médica especializada chegue ao local. Como as crianças passam uma parte considerável nas escolas, longe do cuidado parental, a capacitação dos profissionais de educação, bem como os materiais de primeiros socorros são fundamentais para a segurança e o bem-estar dos pequenos”, ressaltou o diretor do Departamento de Planejamento e Captação de Recursos, Luan Ricardo da Silva.
O kit é equipado com materiais e instrumentos que garantem um atendimento inicial qualificado. Sendo composto por soro fisiológico, gaze, curativo redondo, esfigmomanômetro (aparelhos de pressão), ataduras, bolsas térmicas de gel, hastes flexíveis de algodão, bolsa tipo mochila, tipoia, esparadrapo, fita micropore, tala moldável metálica, algodão hidrófilo e protetores de queimadura.
“Nossas unidades precisam estar preparadas para enfrentar situações que dependam de um atendimento de primeiros socorros, como um ferimento, uma queda, um trauma, proporcionando o bem-estar da comunidade escolar sem que se comprometa o processo ensino e aprendizagem ou em alguns casos até que o profissional competente tome o controle da situação. Com esse kit de primeiros socorros que estamos recebendo, nós, profissionais, conseguimos realizar esse primeiro atendimento e também pôr em prática o que já aprendemos em diversas capacitações sobre o tema”, contou a diretora do CMEI Tia Chica, Bruna Argenta.